< Voltar para Tópicos

A divida da minha esposa vendida

Autor: Antonio - Vitória da Conquista/BA
23/03/2018 | 19:55
Respostas: 1
Minha esposa tem uma divida no hiper bom preço em Vitoria da Conquista, porem mesma ligou para a loja e foi informou que essa divida foi vendida para recovery, portanto não houve nem papel assinado pela minha esposa autorizando acessão da divida para recovery, agorá a empresa esta ligando para minha esposa fazendo ameaça de entrar com ação judicial para bloqueio de bens, gostaria de saber se isso é legal

ResponderDenunciar Envie uma Mensagen para Antonio

Respostas

1
Autor: Lisandro Moraes - OAB: 43547 - Porto Alegre/RS
26/03/2018 | 14:22
A venda da dívida é legal e não precisa ser autorizada pelo devedor, apenas notificada pelo novo credor (o que também não traz a ineficácia da venda, é considerada pela justiça mera formalidade).
Porém, a venda da dívida não renova a sua data de vencimento, continuando a contar o prazo de 5 anos da data do seu vencimento original para efeitos de cadastro no SPC, SERASA, protesto e cobrança judicial.
Eles pode fazer a cobrança via carta, e-mail e mensagens mas é um direito dela de bloqueá-las.
Mesmo que o direito de cobrar a dívida ainda esteja dentro do prazo (5 anos), embora eles fiquem com ameaças de processo judicial e penhora, isto é pouco comum de ocorrer.
Sobre penhora de bens leia - http://www.sosconsumidor.com.br/perguntas-e-respostas-detalhes-saiba-quais-os-bens-nao-podem-ser-penhorados-para-pagar-dividas-278

ResponderDenunciarEnvie uma resposta para Lisandro