Institucional

Institucional

Quem Somos

Por que este site existe?

O Brasil é, há décadas, um dos países com as maiores taxas de juros "reais" do mundo.

Um país onde emprestar dinheiro “fácil” com juros absurdamente altos e encargos e multas abusivos e/ou ilegais é um excelente negócio e faz com que as instituições financeiras batam recordes de lucros a cada trimestre que passa.

Nosso povo sofre com essa exploração desenfreada, e a cada dia fica mais pobre e com menos condições de sobreviver, pois seu dinheiro vai quase todo para pagar impostos, juros e taxas das instituições financeiras.

Assim, muitos problemas se originaram dessa relação de consumo de crédito, estando sempre o consumidor no lado mais fraco.

A HISTÓRIA DO SITE

Da necessidade de orientar e defender os consumidores com dúvidas e problemas com dívidas e restrições de crédito nasceu, no ano de 2003, a ABRACE - Associação de orientação e defesa dos Consumidores.

A ABRACE criou então o site www.endividado.com.br. Posteriormente, em 2008, tendo em vista a ampliação das matérias tratadas, abrangendo toda parte de economia e direitos do consumidor, adotou o atual endereço www.sosconsumidor.com.br. A finalidade do serviço é de orientar, esclarecer e ajudar os consumidores, principalmente àqueles que possuem dívidas, acerca de seus direitos, demonstrando de forma clara e objetiva como funcionam as principais formas de crédito, os tipos de contratos existentes e os sistemas de restrição de crédito como SPC, SERASA, SCPC e afins.

O site traz leis, notícias diárias, dicas, artigos, decisões judiciais e outras informações relacionadas aos Direitos do Consumidor e de interesse econômico da sociedade, bem como as formas de combater os abusos que são praticados contra os consumidores diariamente.

Logo nos primeiros dias do site, a Jornalista Cora Rónai, profetizou sua trajetória em matéria publicada no Jornal O Globo de 3 de novembro de 2003:

"Esse vai longe...
Há um novo website na praça que tem tudo para ser campeão de visitas. É o Endividado.com, criado pela Associação dos Consumidores Endividados, com tudo o que todos nós sempre quisemos saber sobre taxas de juros, bancos, recursos legais e assim por diante. Utilidade pública é isso aí!"

(O Globo, Info etc., 3.11.2003)

Ela estava certa!

A grande maioria dos sites, pela falta de interesse e dedicação de seus criadores, acaba se perdendo pelo caminho e acaba por desaparecer, o que não foi o nosso caso, pois há dedicação diária e incondicional dos criadores em manter no ar este serviço de utilidade pública, já sendo publicadas mais de 45 mil notícias e respondidas mais de 60 mil dúvidas ao longo destes mais de 13 anos no ar.

Ao contrário das maiores "associações de defesa do consumidor" do país, que em seus sites somente prestam informações para quem se "associa" e paga uma mensalidade, todo o conteúdo do site tem acesso gratuito a qualquer pessoa.

Em agosto de 2016, às vésperas de completar 13 anos no ar, o site lançou sua 5ª versão, mais moderna e ajustada para celulares e tablets.

Nossa pretensão é continuar a levar gratuitamente a um número cada vez maior de pessoas, a informação necessária para que estas possam conhecer e exigir os seus direitos diante dos abusos diários praticados contra os consumidores, seja administrativamente, através dos órgãos de defesa do consumidor como Procon, as agências reguladoras e Ministério Público ou sites de reclamação como o www.reclameaqui.com.br, seja com o auxílio da Justiça, através dos centros de conciliação nos Fóruns de Justiça da sua cidade, as pequenas causas, a defensoria público ou advogado particular.

Para falar com os editores do site clique aqui.

Dentro de nossas possibilidades físicas e econômicas, continuaremos trazendo melhoramentos para o site com a finalidade de ajudar a vida do cidadão brasileiro.

SOSConsumidor.com.br

Na Mídia

O site Endividado.com já foi citado várias vezes na mídia, seja em jornais, revistas, rádio e televisão.A primeira citação foi logo nos primeiros dias, quando a Jornalista Cora Rónai, do Jornal O Globo, profetizou a trajetória do site:

"Esse vai longe...
Há um novo website na praça que tem tudo para ser campeão de visitas. É o Endividado.com, criado pela Associação dos Consumidores Endividados, com tudo o que todos nós sempre quisemos saber sobre taxas de juros, bancos, recursos legais e assim por diante. Utilidade pública é isso aí!"

(O Globo, Info etc., 3.11.2003)

Após, o site já foi destaque nos seguintes veículos de comunicação:

- Jornal Hoje - TV Globo - 10 de dezembro de 2007 - Reportagem "Fraude pela internet", falando sobre os guias "Saia do SPC e SERASA em 10 dias sem pagar as dívidas" que são vendidos na internet.

- Revista Viva Mais, editora Abril, de 14 de fevereiro de 2007.

- Jornal O Globo - dia 8 de janeiro de 2007.

- Rádio Rio de Janeiro - dia 28 de dezembro de 2006.

- Programa Sem Censura, da TVE, entrevista com a jornalista Leda Nagle, do dia 14 de dezembro de 2006.

- Radiobras - Agência Brasil.

- Folha de São Paulo.

- Revista IstoÉ.

- Jornal Extra do Rio de Janeiro.

- Rádio Gaúcha; - Folha Universal;

- Revista Viva Mais.

Política de Privacidade

O site SOSConsumidor.com.br é um serviço de utilidade pública e com acesso totalmente gratuito, tendo por finalidade básica prestar informação aos cidadãos sobre seus direitos e deveres como consumidores, trazendo dicas, matérias, notícias, artigos, legislação, julgamentos e o mais variado conteúdo com este fim.

Todos os dados colhidos dos usuários (nome, e-mail, telefone, endereço e demais dados cadastrais), servem apenas para a identificação destes no site, e assim poder enviar (aqueles que se cadastram para tanto) informativos com as notícias mais relevantes a estes e, no caso de serviços que necessitem de acesso através de dados cadastrados (login, senha ou outro tipo de identificação), como os Fóruns de Perguntas e Respostas, têm por finalidade a identificação do usuário para evitar acesso de pessoas estranhas e assim primando pela privacidade do usuário e pela qualidade dos serviços prestados.

Em nenhuma hipótese os dados colhidos dos usuários são comercializados ou repassados a terceiros.

Informativo Diário (newsletter)

Os visitantes que se cadastram espontaneamente têm a opção de receber ou não um Informe Diário com as principais notícias sobre os assuntos tratados pelo site e, esporadicamente, poderão receber também informes de eventos, produtos ou serviços que tenham relevância.

Cancelamento do informativo - Os usuários cadastrados que optaram por receber o informativo diário podem, a qualquer momento, através de um link (caminho) no próprio informativo, ou diretamente na área do consumidor ou do advogado, respectivamente, efetuarem a exclusão do cadastro de seu e-mail diretamente de nosso banco de dados, sem qualquer intermediação da nossa equipe, passando a não mais receber os informativos diários.

Cadastro de Consumidores

Os dados dos consumidores que se cadastram para receber  participar do Fórum do Consumidor (serviço de esclarecimentos sobre direitos do consumidor, que faz a interação entre os consumidores com dúvidas e os advogados cadastrados no site) não são disponibilizados publicamente, aparecendo apenas o primeiro nome, a cidade e o Estado, para preservar a integridade da pessoa.

Cadastro de Advogados

Os dados dos advogados cadastrados (nome, OAB, e-mail, página na internet, endereço e telefones), com exceção de seu CPF, do CNPJ do escritório e da senha para acesso, são disponibilizados publicamente no site, através de pesquisa por estado, cidade e bairro, colocada à disposição dos visitantes, para facilitar o acesso destes aos profissionais do direito. Os advogados que não quiserem ter seus dados publicados no site podem, no momento do cadastro, escolher esta opção, sendo que, desta forma não aparecerão na procura por advogado, embora, ao participar dos Fóruns de perguntas e respostas, aparecerá seu nome, OAB, cidade e estado pois, por lei, é vedado o anominato.

Também estes dados servem para identificar os advogados no site e para acesso à área exclusiva dos advogados cadastrados, a qual funciona como uma central de ajuda mútua entre estes profissionais, onde podem trocar conhecimento e dirimir dúvidas através de um sistema de Fórum, trocar peças processuais de suas autorias, ter acesso a notícias exclusivas e entrar em contato direto com os editores do site para informar problemas, fazer críticas e dar sugestões para melhorar os serviços prestados pelo site.

O site SOSConsumidor.com.br, guiando-se por diretrizes legais, de ética e de bons costumes, se reserva o direito de excluir qualquer dado ou postagem que não seja verdadeiro, que ofenda a lei, a ética e os bons costumes, a honra do site, de seus editores, participantes, cadastrados ou terceiros ou, ainda, que fira os princípios básicos do site.

SOSConsumidor.com.br


Política de Publicidade

O site SOSConsumidor.com.br é independente e imparcial. Sua finalidade é informar os cidadãos sobre seus direitos e deveres, especialmente como consumidores, trazendo dicas, matérias, notícias, artigos, legislação, julgamentos e o mais variado conteúdo com este fim.

O conteúdo que é publicado no site, copiado de outra fonte, não sofre qualquer alteração em sua redação, obedecendo a lei dos direitos autorais, pois citando a fonte, autor e a data em que foi publicado, sendo o conteúdo de inteira responsabilidade da fonte autora.

As opiniões postadas no site são de inteira responsabilidade do autor e tendo qualquer caráter ofensivo ou criminoso são excluídas assim que verificadas.

As postagens nos fóruns, seja de consumidores que perguntam e dos advogados que respondem e que livremente se cadastram no site, ambos preenchendo um prévio cadastro para tanto, também são de inteira responsabilidade do autor e contendo caráter ofensivo ou criminoso também serão excluídas assim que verificadas e, havendo a necessidade os dados do autor serão fornecidos a autoridade que oficialmente os requerer.

 

Opiniões sobre o site



asas