Como usar a queda da inflação para deixar a conta bancária mais feliz?
< Voltar para notícias
295 pessoas já leram essa notícia  

Como usar a queda da inflação para deixar a conta bancária mais feliz?

Publicado em 17/07/2017

3090339420-dinheiro-economia-banco-central-inflacao-juros-notas-reais-tesouro-nacional-3-1024x576.jpg

Você sabe o que acontece com os investimentos e com as contas de todo mês quando a inflação cai muito ou fica negativa? E como aproveitar isso para deixar a sua conta bancária mais feliz?

A queda nos preços de energia elétrica, alimentos e combustíveis em junho fez o país ter a primeira deflação em 11 anos. O IPCA, índice oficial de inflação, recuou 0,23% no mês. Esse movimento de queda de preços -a deflação- não ocorria desde junho de 2006.

Neste vídeo da série "Meu Dinheiro", produzido pela TV Folha, a repórter de "Mercado" Tássia Kastner explica que, com a redução do IGP-M, a inflação do aluguel, é possível baixar o valor pago todo mês ao proprietário do imóvel.

E para os investimentos, o que significa a queda muito acelerada da inflação ou a inflação negativa? Existe uma notícia boa e uma ruim. A inflação faz com que o dinheiro compre menos itens ao logo do tempo, então, quando ela cai, isso é melhor para o bolso.

Ao mesmo tempo, quando a inflação cai de forma muito acelerada porque ninguém tem dinheiro para gastar, isso significa que o Banco Central tem que diminuir a taxa de juros. E aí o dinheiro começa a render menos. Bom para a economia, não tão bom para os teus investimentos.

Acesse o vídeo aqui

Fonte: Folha Online - 14/07/2017

295 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas