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Caiu em um golpe no WhatsApp? Saiba o que fazer
Publicado em 06/06/2016
O WhatsApp é um dos aplicativos mais visados por criminosos para atingir usuários e capturar suas informações pessoais. Listamos recentemente os 5 principais golpes que atingem a plataforma atualmente, que incluem desde cupons de descontos à isca que oferece uma versão especial do aplicativo.
Para quem ainda não foi vítima, é importante suspeitar de mensagens que afirmam que o usuário foi sorteado para ganhar algum prêmio, como carros, dinheiro e até vouchers de lojas como McDonald′s e Zara. Se o internauta não se lembra de ter se cadastrado em algum concurso que iria informar os resultados por SMS, é melhor desconfiar.
Procurado pela reportagem, o especialista em segurança digital da ESET na América Latina, Lucas Paus, diz que são necessárias três ações iniciais depois de ter sido vítima dessa e de outras artimanhas como o recebimento de mensagens de promoções e prêmios.
Alertar contatos
A primeira medida a ser tomada é alertar os contatos com os quais você compartilhou a mensagem na esperança de concluir a instalação de algum programa oferecido ou para completar o cadastro de alguma premiação. Informe-os que se trata de um golpe.
Cancelar serviços
A segunda etapa consiste em ligar para a operadora de telefonia e solicitar informações sobre os serviços em que o número do telefone está cadastrado. A empresa tem a obrigação de revelar essa informação para o dono da linha. Se estiver cadastrado em listas de spam e recebendo muitas mensagens ou ligações de um número específico, as operadoras também podem ajudá-lo a resolver este problema.
Atualizar proteção
O último conselho do especialista é investir na instalação de aplicativos de segurança para dispositivos móveis. Os programas são capazes de identificar links suspeitos e bloquear a abertura de páginas maliciosas no smartphone. É importante mantê-los atualizados para que possam desempenhar melhor suas funções.
Para quem ainda não foi vítima, é importante suspeitar de mensagens que afirmam que o usuário foi sorteado para ganhar algum prêmio, como carros, dinheiro e até vouchers de lojas como McDonald′s e Zara. Se o internauta não se lembra de ter se cadastrado em algum concurso que iria informar os resultados por SMS, é melhor desconfiar.
Procurado pela reportagem, o especialista em segurança digital da ESET na América Latina, Lucas Paus, diz que são necessárias três ações iniciais depois de ter sido vítima dessa e de outras artimanhas como o recebimento de mensagens de promoções e prêmios.
Alertar contatos
A primeira medida a ser tomada é alertar os contatos com os quais você compartilhou a mensagem na esperança de concluir a instalação de algum programa oferecido ou para completar o cadastro de alguma premiação. Informe-os que se trata de um golpe.
Cancelar serviços
A segunda etapa consiste em ligar para a operadora de telefonia e solicitar informações sobre os serviços em que o número do telefone está cadastrado. A empresa tem a obrigação de revelar essa informação para o dono da linha. Se estiver cadastrado em listas de spam e recebendo muitas mensagens ou ligações de um número específico, as operadoras também podem ajudá-lo a resolver este problema.
Atualizar proteção
O último conselho do especialista é investir na instalação de aplicativos de segurança para dispositivos móveis. Os programas são capazes de identificar links suspeitos e bloquear a abertura de páginas maliciosas no smartphone. É importante mantê-los atualizados para que possam desempenhar melhor suas funções.
Fonte: Portal do Consumidor - 03/06/2016
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