Poupança perde espaço, mas continua sendo investimento preferido dos brasileiros
Publicado em 19/01/2017
No último ano, aplicação teve a preferência de 76% dos brasileiros que possuem dinheiro guardado; percentual já chegou a ser de 88% em 2012
A caderneta de poupança vem perdendo cada vez mais espaço no Brasil, apesar de ainda ser a principal opção dos poupadores. No último ano, a aplicação teve a preferência de 76% dos brasileiros que possuem algum dinheiro guardado. Este percentual, no entanto, já chegou a ser de 88% em 2012, quando foram registrados os menores juros da história. As informações são de levantamento feito pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pelo Instituto Ipsos.
A diretora de Políticas e Estratégias do Sistema Fecomércio-RJ, Glória Amorim, afirmou que a caderneta de poupança sempre foi “preferência nacional” em aplicações financeiras, não só pela facilidade de investir como por não haver desconto do Imposto de Renda. Apesar disso, segundo ela, os juros mais altos dos últimos anos fizeram com que os brasileiros começassem a prestar atenção em outros tipos de investimento, como a aplicação em fundos.
Em 2016, 7% dos poupadores disseram fazer aplicações em fundos, quatro pontos percentuais a mais que em 2012. Na comparação com 2015, a avaliação mostra estabilidade na parcela de famílias que tem algum dinheiro guardado (18%).
Separando por faixa etária, a maior parcela de brasileiros que poupam dinheiro está entre os que têm mais de 60 anos (25%); seguida pelos que têm de 45 a 59 anos (21%). Nas faixas de 16 a 24 anos, de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos, 15% têm o hábito de guardar dinheiro.
De acordo com a pesquisa, os homens costumam poupar mais que as mulheres: 20% contra 16%. Em relação à escolaridade, os que têm nível de ensino médio ou superior são maioria entre os que guardam dinheiro (23%); seguidos de 13% com ensino fundamental e 9% sem instrução. A maior parte dos brasileiros que disseram ter dinheiro guardado está na Região Centro-Oeste (29%). Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (19%), Sul (16%), Nordeste (15%) e Norte (10%).
Ainda segundo as informações do levantamento, sete em cada dez brasileiros que poupam, seja na poupança ou em outras aplicações, guardam o dinheiro para usar em alguma eventualidade. Outros 10% pretendem usar os recursos guardados para reformar a casa, enquanto 6% dizem poupar para comprar um automóvel e outros 6% pretendem gastar as economias com lazer.
Fonte: economia.ig - 18/01/2017
Notícias
- 15/05/2025 Governo muda regra de permanência no Bolsa Família
- Medicamentos para hospitais têm inflação de 4,18% em abril, aponta pesquisa
- Uso do Pix sobe 52% entre 2023 e 2024, diz Febraban
- Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho
- China dispensa visto para brasileiros em viagens de até 30 dias
- Embalagem 'mágica' muda de cor para avisar se peixe está estragado
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)