Cartões Elo deixarão de ser exclusividade de máquinas Cielo no final de julho
Publicado em 29/06/2017
Conselho Administrativo de Defesa Econômica assinou acordo com empresa que detém, desde 2011, direitos de bandeira criada por bancos brasileiros
Em breve, os consumidores que possuem cartões com a bandeira Elo poderão completar as transações em máquinas de outras empresas. O Conselho Adminsitrativo de Defesa Econômica (Cade) assinou nesta quarta-feira (28) acordos com a credenciadora Cielo para acabar com a exclusividade no processamento de compras com crédito ou débito por meio da bandeira. Com o compromisso, os clientes Elo poderão usar qualquer máquina a partir de 31 de julho.
Atualmente, clientes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Bradesco que possuem algum cartão Elo só podem usá-los nas máquinas da Cielo. Criada em 2011 pelos três bancos, a bandeira tinha o objetivo inicial de ser uma concorrência no mercado interno para empresas como Visa e Mastercard, operadoras que dominam o setor de pagamentos no Brasil.
Além de assinar acordo com a empresa por conta dos cartões Elo, Cade já chegou à compromisso semelhante com a Rede
De acordo com o Cade , a exclusividade da Cielo nas transações feitas com cartões Elo obriga estabelecimentos comericiais a solicitarem máquinas da empresa para que possam aceitar os cartões da bandeira. Na visão do órgão, a prática traz consequências negativas para a ideia de livre concorrência no mercado de meios de pagamentos eletrônicos.
Pelo Termo de Compromisso de Cessação (TCC) assinado com a Cielo, os cartões também serão aceitos por máquinas de outras credenciadoras, isto é, as empresas que fornecem as máquinas para estabelecimentos comerciais a partir do fim de julho. Em outro acordo, a empresa que detém a exclusividade dos cartões Elo permitirá que suas máquinas deem acesso a bandeiras de credenciadores que aceitem os cartões da companhia.
Em abril deste ano, o Cade havia assinado um acordo parecido com a Rede , principal concorrente da Cielo. Em nota, o órgão afirmou que o fim das exclusividades mantidas por empresas de pagamento eletrônico ajudará a aumentar a concorrência e a reduzir os custos para os lojistas, que não precisarão alugar várias máquinas, além de beneficiar os consumidores.
"O Cade espera que as mudanças possibilitem mais concorrência para os participantes do mercado e menos custos aos lojistas e consumidores", informou o órgão no comunicado sobre o fim da exclusividade da Cielo sobre os cartões Elo.
Fonte: Brasil Econômico - 28/06/2017
Notícias
- 18/08/2025 Cresce o número de vítimas do golpe da falsa renegociação de dívidas
- Desemprego recua em 18 estados no segundo trimestre, aponta IBGE
- IPCA: o que é e quais são os impactos na economia brasileira
- Boletim Focus: mercado reduz projeção de inflação e mantém do PIB para 2025
- Preços devem estar visíveis na vitrine, mas regra ainda é descumprida
- Ao menos R$ 387 bi podem ficar fora da meta com plano de contingência contra tarifaço
- Inflação em julho apresenta estabilidade para famílias com renda de até R$ 22 mil
- Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto
- Governo federal anuncia pacote nesta quarta para reduzir impacto de tarifa dos EUA sobre exportações
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)