Conheça o Favela Business, canal que incentiva o empreendedorismo nas periferias
Publicado em 10/08/2017
Empreendedorismo e representatividade: saiba mais sobre o projeto que mostra e incentiva o mundo dos negócios nas favelas de São Paulo
Segundo dados da consultoria Data Popular, em 2015, os negócios movimentados entre os 12,5 milhões de moradores de favelas geraram uma renda anual de R$ 68,5 bilhões - alta de 56% nos últimos 10 anos. Entretanto, ainda há dificuldades no conhecimento de negócios fomentados nesses espaços. A fim de viabilizar o empreendedorismo nas periferias um grupo de jovens pertencente a essas comunidades resolveu mostrar a riqueza escondida nesses locais.
Usando o jornalismo e o audiovisual como principais recursos, Jeferson Delgado e Heloísa Ferreira, ambos de 19 anos, criaram o Favela Business , canal no YouTube que tem como objetivo falar e fomentar o empreendedorismo nas periferias, seja ele voltado para a música, moda, dança, comércio e demais atividades.
Jeferson, idealizador do projeto, designer e estudante da escola de jornalismo ÉNÓIS, nasceu e cresceu na periferia da zona Sul de São Paulo. O olhar empreendedor sempre acompanhou o jovem, que em 2016, teve o primeiro contato com o audiovisual e com a fotografia, por conta de um projeto de música dentro da universidade onde fazia cursinho. Com a ajuda de um amigo, começou a operar os equipamentos e a se interessar cada vez mais pelo assunto.
Todo o conhecimento adquirido se transformou na ideia de criar um canal que mostrasse a vida de pessoas periféricas e negras que querem construir ou que já possuem um negócio. Com a ajuda de Heloísa, estudante de gestão de turismo que conheceu no Núcleo de Consciência Negra (NCN), localizado na Universidade de São Paulo (USP), o projeto tomou forma. Atualmente, a jovem da zona Oeste cuida da produção, edição e direção de fotografia do canal.
“Entendemos que ter pessoas bem sucedidas dentro da própria quebrada e dar visibilidade a elas é uma forma de incentivar aqueles que também têm sonhos. Isso pode dar forças para alcançar um objetivo. Entrevistamos pessoas que enfrentaram muita dificuldade na vida, mas que hoje conseguem viver bem. A periferia é um lugar muito marginalizado, é deixada no esquecimento por governantes e só quem vive lá consegue entender. Muitos jovens deixam de estudar por falta de incentivo e a vida do crime também é bastante atrativa para alguém que não tem esperanças. Porém, divulgar trabalhos de pessoas periféricas pode ajudar a recuperá-la e a enfrentar os desafios que são impostos”, afirma
O Favela Business ainda não gera lucro. Ele é mantido com o orçamento pessoal da equipe. Entretanto, houve a monetização do canal, para que ele possa trazer ganhos futuros e continuar buscando transformar a economia nas favelas a partir do incentivo e da divulgação de notícias e promoção de eventos de pequenos empreendedores, além de motivar e engajar os moradores.
“A economia e o empreendedorismo nas favelas são muito afetados pelas diversas crises que o País passa. Com as recentes reformas criadas, fica quase impossível ser bem sucedido ou se erguer diante de tantos obstáculos. Mas com o projeto em ação, passamos a receber muitas mensagens de pessoas que se sentiram representadas e motivadas, que querem muito construir o próprio empreendimento , seja em qual área for. O nosso projeto ainda não é tão grande, mas futuramente pode ter um alcance incrível. É importante mudar essa história", conclui Heloísa.
Fonte: Brasil Econômico - 09/08/2017
Notícias
- 15/05/2025 Governo muda regra de permanência no Bolsa Família
- Medicamentos para hospitais têm inflação de 4,18% em abril, aponta pesquisa
- Uso do Pix sobe 52% entre 2023 e 2024, diz Febraban
- Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho
- China dispensa visto para brasileiros em viagens de até 30 dias
- Embalagem 'mágica' muda de cor para avisar se peixe está estragado
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)