Planos de saúde terão que incluir 18 novos procedimentos para beneficiário
Publicado em 09/11/2017
Operadoras que não se adequarem à decisão serão punidas com multas de R$ 80 mil. Consumidor terá cobertura de novos medicamentos; veja quais
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que a partir do dia 2 de janeiro de 2018, mais 18 novos procedimentos serão incluídos na cobertura mínima dos planos de saúde . Entre os processos que favorecerão o beneficiário estão exames, terapias e cirurgias.
Leia também: Consumidor: confira 10 direitos relativos aos serviços de telecomunicação
O beneficiário também terá cobertura de medicamentos orais contra o câncer e, pela primeira vez, para tratamento de esclerose múltipla, ambos foram incluídos na atualização. A nova lista vale apenas para os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656 de 1998, ou àqueles que foram adaptados.
Consequências
É possível que a novidade tenha reflexo no bolso do consumidor , uma vez que pode acabar pagando por mensalidades mais caras. Após a publicação da Resolução Normativa que amplia a lista, a ANS acompanhará por um ano os impactos financeiros, que será avaliado no cálculo do próximo reajuste anual.
As operadoras que não incluírem os 18 novos procedimentos serão punidas com multas de R$ 80 mil por infração cometida.
Novidades
Dos 18 itens, 12 fazem parte de procedimentos ambulatoriais, como exame laboral para diagnóstico de meningite viral, exame de imagem para o diagnóstico de fibrose hepática, procedimento para tratamento do ceratocone, doença que afeta a córnea. Além de um medicamento imunobiológico para tratamento de esclerose múltipla, e oito fármacos orais para tratamentos de cânceres de pulmão, melanoma, próstata, tumores neuroendrócrinos, bem como mielofiborese e leucemia. Confira a lista completa em PDF .
Já os outros seis itens dizem respeito aos procedimentos hospitalares, como tratamentos para correção do refluxo vesicoureteral em crianças e de câncer de ovário.
Lista de procedimentos
A cada dois anos o Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde) faz a atualização da lista de procedimentos obrigatórios cobertos pelos planos de saúde. O Comitê, formado por representantes de órgãos de defesa do consumidor, prestadores de serviços, operadoras de planos de saúde, conselhos e associação profissionais, e representantes de beneficiários, discute as inclusões e envia a proposta final revisada à consulta pública no site da ANS.
Consumidor
O consumidor que identificar eventuais descumprimentos dos planos de saúde pode entrar em contato com a ANS e fazer a denúncia, por meio do site da ANS , pelo Disque ANS: 0800 701 9656, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados) gratuitamente.
Já o beneficiário que preferir reclamar pessoalmente pode ir até um dos Núcleos da ANS, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 (exceto feriados), nas cidades de São Paulo/SP; Salvador/BA; Rio de Janeiro/RJ; Ribeirão Preto/SP; Recife/PE; Porto Alegre/RS; Fortaleza/CE; Curitiba/PR, Cuiabá/MT, Brasília/DF; Belo Horizonte/MG e Belém/PA. Os endereços podem ser consultados aqui .
Fonte: Brasil Econômico - 08/11/2017
Notícias
- 07/05/2025 Corrupção do INSS: as estranhas coincidências
- Planos de saúde: proposta da ANS prevê reajuste extra e menos tempo para comunicar consumidor
- Lula dá aval a medida provisória que amplia gratuidade da conta de luz, diz ministro
- Consumidora que ficou 24 horas sem energia elétrica deve ser indenizada
- Mercado Livre abre mais de 600 vagas em diferentes modalidades de trabalho
- Copom deve subir juro para 14,75% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas
- Passageiro que teve mala extraviada deve ser indenizado por companhia aérea
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)