INSS atualiza tabela com os juros do consignado
Publicado em 06/12/2017 , por Martha Imenes

Rio - Com três meses de atraso, a Previdência atualizou a tabela com as taxas de juros que os bancos conveniados oferecem empréstimo consignado, aquele com desconto em folha, a aposentados e pensionistas do INSS. As percentuais mais baixos estão no BRB (1,35% ao mês), Bancoop (1,60%) e BNB (1,65%), conforme o prazo de pagamento, que varia de um a 72 meses. Mas atenção: o teto que pode ser cobrado para essa modalidade de empréstimo não pode ultrapassar de 2,08% ao mês.
Já para o aposentado do INSS que usar o consignado via cartão crédito a taxa cobrada é de 3% ao mês. Para saber quanto cada instituição cobrar basta acessar a página da Previdência clicando neste link https://goo.gl/2ay4je. Nela, estão os prazos de pagamento, que variam de um a 72 meses, e as respectivas taxas de juros.
Cuidados com o empréstimo
Quem pensa em pegar empréstimo tem que estar atento às seguintes condições: as instituições financeiras são obrigadas a informar ao titular do benefício, antes da assinatura do contrato o valor total financiado, a taxa mensal e anual de juros, acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários, o valor, número e periodicidade das prestações e a soma total a pagar por empréstimo. Ao assinar o contrato, o beneficiário deverá ficar com uma cópia do documento.
Caso o pagamento seja por cartão, a Previdência informou que o depósito do empréstimo deve ser feito na conta que o segurado recebe o benefício do INSS. O crédito não poderá ser efetuado em conta de terceiros.
Os aposentados ou pensionistas não são obrigados a pegar o empréstimo no banco em que recebem o pagamento, segundo informações da autarquia. Eles podem optar pela instituição financeira que oferece menor taxa de juros. Neste caso é melhor consultar a tabela no site e conferir qual banco trabalha com condições mais vantajosas.
Maia: reforma tem votos
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem em discurso na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que o acordo com a base aliada do governo Temer para que a votação da Reforma da Previdência ocorra na semana que vem foi costurado ao longo do fim de semana, em encontros com as lideranças dos partidos.
Com o apoio declarado dos líderes, Maia acredita que poderá chegar à votação com 330 deputados a favor da reforma. São necessários 308 votos para aprovar a PEC 287. "No sábado eu estava pessimista, mas agora estou realista", afirmou, segundo a Agência Estadão Conteúdo.
Maia voltou a criticar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, por falar de questões políticas em vez de estar focado na Reforma da Previdência. Segundo Maia, essa postura do ministro geraria insegurança na articulação do governo com a base aliada para a votação da reforma ainda este ano.
Fonte: O Dia Online - 05/12/2017
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)