Taxa básica de juros poderá ter 11º corte seguido e ter novo recorde inferior
Publicado em 05/02/2018

Expectativa de instituições financeiras é que o Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncie nova redução da Selic, passando para 6,75% ao ano
Pouco mais de um mês após reduzir a Selic , taxa básica de juros da economia, para o menor nível da história, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faz sua primeira reunião do ano na terça (6) e na quarta-feira (7) para definir os rumos do indicador. A expectativa de instituições financeiras é que os juros caiam de 7% para 6,75% ao ano.
Caso as projeções sejam confirmadas, este será o 11º corte seguido na taxa de juros . No mês de dezembro, o Copom reduziu, por unanimidade, a Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 7,5% para 7% ao ano. Antes, o recorde inferior havia sido registrado entre outubro de 2012 e abril de 2013, quando o indicador ficou em 7,25% ao ano.
Em seguida, a taxa foi reajustada gradualmente até chegar em 14,25% ao ano, em julho de 2015. O patamar foi mantido nos meses seguintes. Somente em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir a Selic.
Corte pode elevar preços
Apesar da expectativa do mercado financeiro, o ex-diretor do BC, Carlos Eduardo Freitas diz que o ideal seria o comitê manter os juros em 7% ao ano e aguardar a próxima reunião, prevista para o fim de março, para decidir se reduz ou não a taxa. Segundo ele, a taxa real – diferença entre a Selic e a inflação – está baixa e uma nova redução poderia fazer a inflação ter uma leve alta.
"Minha impressão é que o Banco Central não tem espaço para cortar mais 0,25 ponto percentual da Selic. Isso pressionaria a demanda, que pode ficar em excesso num momento de recuperação econômica e resultar na elevação de preços lá na frente", diz Freitas. Para o mercado financeiro, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terminará o ano em 3,95%.
A projeção está abaixo do centro da meta do governo, de 4,5%. Para Freitas, também não há motivos para o Copom aumentar a Selic, mesmo com as seguidas altas nos preços dos combustíveis. "Os combustíveis têm peso fraco no IPCA. O índice de inflação é uma média e é importante lembrar que os demais preços estão sob controle", comentou.
Entenda a Selic
A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). O indicador serve como uma referência para as demais taxas de juros da economia.
Ao reajustar a Selic para cima, o BC segura o excesso de demanda que pressiona os preços, pois juros mais altos encerecem o crédito e estimulam a poupança. Por outro lado, quando o governo reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais acessível e que a produção e o consumo sejam incentivados. A medida, no entanto, enfraquece o controle da inflação.
Fonte: Brasil Econômico - 04/02/2018
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)