Como economizar mais dinheiro no seu dia a dia
Publicado em 16/03/2018

Entra ano, sai ano e uma das principais dúvidas financeiras do brasileiro continua a mesma: como economizar mais dinheiro do dia a dia. Pensando nisso, neste 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, o Econoweek e a plataforma de empréstimos Simplic (simplic.com.br) separamos 4 dicas infalíveis pra quando o assunto é economia.
E não é da boca pra fora que a gente fala que nós, brasileiros, precisamos falar sobre economia. Na virada do ano, a maioria das pessoas colocou como meta financeira de 2018 juntar dinheiro (45%) ou sair do vermelho (27%), duas ambições que, para serem concretizadas, passam por diminuir os gastos. Ao mesmo tempo, outro estudo aponta que 7 em cada 10 pessoas não economizou nada em 2017. Então, por onde começar?
A dica 1 é mudar o seu comportamento de recompensa. Muitas pessoas se consolam, na alegria e na tristeza, fazendo compras. Controlar o emocional e a ansiedade ajuda o consumidor em vários aspectos, inclusive financeiros.
E para se acalmar nada melhor do que diminuir o seu anseio nas compras. Então, vamos à dica 2: dê 24 horas ao seu bolso antes de comprar algo. Ou seja, se pretende comprar uma roupa, móvel, qualquer coisa, espere um dia. Se depois desse tempo, você ainda julgar fundamental comprar aquilo, vá em frente. Mas garantimos que muitas vezes você verá que o bem não era tão fundamental assim.
Mudando hábitos outras atitudes vão deixar de ser tão fundamentais: estamos falando de comer fora de casa muitas vezes no mês. Gastamos uma boa parte da nossa renda com comida. A dica 3 é diminuir as despesas neste item cozinhando mais, se alimentando em casa mais vezes ou levando marmita. Você pode começar com poucos dias (um ou dois dias) e ir aumentando a frequência.
A dica 4 é aprender a dizer não. Sempre haverá o passeio caro, a estreia do cinema, o show imperdível. O que não haverá sempre é uma boa economia. Quanto mais se desviar do seu foco de juntar dinheiro, mais difícil fica economizar. Por isso, é fundamental dizer não às saídas, pelo menos a algumas delas.
Acesse o video
Fonte: Estadão - 15/03/2018
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)