Chocolates estão em média 5,7% mais caros nesta Páscoa, aponta CNC
Publicado em 03/04/2019

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê alta de 1,5% nas vendas neste ano, ritmo inferior ao do ano passado, que foi de 2%.
Os chocolates estão em média 5,7% mais caros nesta Páscoa, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
"Além do preço dos chocolates, as oscilações nos preços das passagens aéreas, que aumentaram em média 10,8%, e passagens rodoviárias interestaduais, que subiram 17,7%, impedem um avanço mais significativo no consumo de bens e serviços relacionados ao feriado da Semana Santa", informou a CNC, acrescentando que o dólar mais alto também elevou o custo de importação de produtos outros típicos da data como azeite de oliva, pescados e do próprio chocolate.
De acordo com a pesquisa, nos 12 meses encerrados em março, a cesta composta por bens e serviços tipicamente mais demandados pela data acumulou variação média de preços de 4,6%, taxa menor do que aquela observada às vésperas da Páscoa passada, que foi de 5,9%, mas acima da inflação oficial do país.
Apesar da alta nos preços, a CNC projeta uma alta de 1,5% nas vendas do varejo voltadas para a Páscoa, na comparação com o ano passado. Se confirmada a previsão, este será o terceiro ano seguido de crescimento real das vendas, ainda que com um ritmo inferior ao do ano passado (2%).
A expectativa é que os estabelecimentos do varejo alimentício faturem cerca de R$ 2,4 bilhões com as vendas voltadas para a Semana Santa.
A pesquisa da CNC indica também que cerca de 10,7 mil novos postos de trabalho temporário deverão ser gerados por hiper e supermercados, que responderão por aproximadamente 65% do total de vagas a serem oferecidas. O salário médio de admissão é estimado em torno de R$ 1.267.
Fonte: G1 - 02/04/2019
Notícias
- 15/05/2025 Governo muda regra de permanência no Bolsa Família
- Medicamentos para hospitais têm inflação de 4,18% em abril, aponta pesquisa
- Uso do Pix sobe 52% entre 2023 e 2024, diz Febraban
- Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho
- China dispensa visto para brasileiros em viagens de até 30 dias
- Embalagem 'mágica' muda de cor para avisar se peixe está estragado
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)