Horário de verão, extinto por Bolsonaro, tem pouco impacto no comércio
Publicado em 26/04/2019 , por Joana Cunha
Representantes de entidades dizem que horário de verão era indiferente para os negócios
A decisão do presidente Jair Bolsonaro de assinar decreto que extingue o horário de verão foi bem recebida por parte dos comerciantes. Outros consideram que seu impacto será quase nulo.
O motivo da satisfação está em linha com a justificativa de Bolsonaro, para quem a alteração do horário mexe no relógio biológico dos trabalhadores.
"Os comerciantes acham que vai causar menos incômodo se os horários continuarem", disse Nelson Tranquez Junior, presidente Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro.
Segundo Tranquez, mudanças no horário de funcionamento nos primeiros horários da manhã ou no fim da tarde não provocam impactos significativo nos negócios porque a parte mais forte do movimento acontece ao longo do dia, principalmente no atacado.
"Além disso, não tememos impacto de luz do dia sobre a segurança porque, apesar da localização próxima à Cracolândia, a região é bem policiada", diz Tranquez.
O governo acertou em tomar a decisão, a princípio, apenas para este ano, de forma experimental, afirma José Roberto Tadros, presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio). A entidade ainda vai avaliar a mudança mais detalhadamente, mas descarta qualquer impacto econômico, diz ele.
Alguns donos de bares diziam ser a favor da manutenção do horário de verão porque, com mais luz do dia, as pessoas ficam mais propensas a fazer happy hour. Na prática, porém, o impacto econômico era pequeno, diz Percival Maricato, presidente da Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Nos anos 1980, a implantação da medida beneficiava o comércio de rua porque permitia um aproveitamento maior da luz do sol, com economia de energia, diz Carvalho. Mas atualmente, com a expansão dos shoppings fechados, a luz do dia estendida pelo horário de verão já não importa, de acordo com Altamiro Carvalho, assessor econômico da FecomercioSP.
"Os custos com os dispositivos de iluminação e climatização que se usam hoje em dia anulam aquela economia trazida pelo horário de verão no passado. A medida hoje é neutra", afirma.
“A medida é quase nula, no comércio não afeta nada”, afirma Luiz Augusto Ildefonso da Silva, diretor da Alshop (associação de lojistas de shopping).
“Embora muitos achem prazeroso voltar para casa com mais claridade, vários trabalhadores saíam de casa muito cedo, num período escuro e de insegurança, então não compensa [manter o horário de verão].”
Fonte: Folha Online - 25/04/2019
Notícias
- 19/05/2025 Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no RS e decreta emergência por 60 dias
- Prazo para entrega do IR está chegando ao fim: saiba como evitar a malha fina
- Fraude no INSS: quase 1,5 milhão de aposentados que não autorizaram descontos pedem reembolso
- Município indenizará filha de paciente que morreu por negligência médica
- Exportações de ovos do Brasil crescem 271% em abril e gera receita de mais de US$ 10 milhões
- Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis
- Correios: adesão de funcionários ao corte de gastos é 'essencial' para a 'viabilidade' da empresa, diz diretor
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)