Demanda do consumidor por crédito cresce após 3 meses de queda, diz Boa Vista
Publicado em 24/09/2019

A demanda do consumidor por crédito cresceu 5,40% em agosto, na comparação com julho, quando descontadas as influências sazonais entre os meses. É o primeiro resultado positivo após três meses consecutivos de queda. Os dados são da Boa Vista e foram divulgados nesta segunda-feira, 23.
Segundo a empresa, o aumento da procura pelo crédito financeiro, de 5,90%, foi o maior responsável pelo avanço do indicador no mês. Na mesma base de comparação, o segmento de crédito não financeiro avançou 5,00%.
A Boa Vista avalia que a recuperação da busca pelo crédito em agosto pode ser reflexo da liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que poderá ser usado para o pagamento ou renegociação das dívidas. De acordo com a empresa, esses recursos podem ter ajudado a reverter a tendência de queda na procura pelo crédito observada nos três meses anteriores.
No acumulado de 12 meses até agosto, o indicador elaborado pela Boa Vista registra alta de 4,50% na procura de crédito pelo consumidor e, na comparação com o mesmo mês de 2018, o avanço é de 7,20%.
A Boa Vista destaca que a trajetória de avanço do indicador mostra que a demanda por crédito cresce apenas gradualmente, refletindo o fraco crescimento da economia, o mercado de trabalho fragilizado e o aumento do endividamento e do comprometimento de renda pelos consumidores.
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas.
Fonte: Estado de Minas - 23/09/2019
Notícias
- 22/05/2025 Receita Federal libera consulta ao primeiro lote da restituição do IR
- Autoatendimento avança no varejo físico e transforma relação do consumidor brasileiro com a tecnologia
- Conta de luz deve ficar mais cara para a classe média
- Consumo de café despenca 16% em abril em meio à alta de preços, mostra associação da indústria
- AGU calcula que pedidos de reembolso de aposentados do INSS já somam R$ 1 bi
- Folgas rendosa$
- Caixa é condenada por vender imóveis interditados e judicializados
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)