Pagar conta de luz com o cartão de crédito? Entenda as vantagens e desvantagens
Publicado em 15/10/2021 , por Fernanda Capelli
A Enel, empresa que distribui energia elétrica para o estado de São Paulo, disponibilizou a modalidade de pagamento por cartão de crédito aos consumidores Já pensou em pagar a conta de luz com cartão de crédito? Muitas pessoas estão optando por essa opção para quitar a tarifa que tem ficado cada vez mais cara.
Pensando nisso, a Enel, empresa que distribui energia elétrica para o estado de São Paulo, disponibilizou a modalidade de pagamento por cartão de crédito aos seus consumidores este mês. A transação pode ser feita no site ou no aplicativo da companhia.
Além disso, é possível parcelar as contas em até 24 vezes. Dessa forma, alguns especialistas acreditam que essa prática pode ser uma espécie de “fôlego” na hora de organizar as contas.
Vantagens da novidade
Alguns especialistas apontam que optar pelo crédito na hora de pagar a conta de luz pode ter muitas vantagens. Por exemplo, a possibilidade de ganhar milhas, cashback, descontos e promoções através desses tipos de transações.
Além do mais, a segurança e praticidade da operação devem ser considerados. Para o especialista Caio Mastrodomênico, CEO da Vallus Capital, outro ponto positivo é pagar a tarifa de energia no dia de fechamento do cartão.
“Se a fatura fecha no dia 9 e a conta vence no dia 10, pode ser uma boa opção, pois o consumidor terá um ciclo inteiro do cartão para pagar. Agora, se a conta vence no dia 10 e o fechamento da fatura será dois dias depois, talvez não valha, já que a cobrança virá na próxima fatura. Então, só é vantajoso quando se ganha tempo para efetuar o pagamento”, afirma o analista.
Desvantagens
Vale ressaltar que a estratégia de pagar a conta de luz via crédito pode ser boa para aqueles que vão ter o dinheiro no final do mês para pagar a fatura do cartão.
Ao contrário disso, a estratégia não fará nenhum sentido se as contas virarem uma bola de neve. É importante lembrar que, com o acúmulo de dívidas no cartão de crédito, os juros podem chegar a até 13% ao mês.
Além disso, é importante estar atento a bandeira do seu cartão e a instituição financeira por trás, isso porque algumas empresas cobram uma taxa de até 2,99% em cima do valor da fatura para realizar a operação. Dessa forma, a conta vai ficar ainda mais cara.
Fonte: economia.ig - 14/10/2021
Notícias
- 05/08/2025 Após manter Selic em 15% ao ano, Copom diz que ‘seguirá vigilante’ e fala sobre possíveis ajustes em ‘passos futuros’
- Crédito do Trabalhador pode ser saída para 56% dos brasileiros endividados, aponta pesquisa
- BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no Brasil
- INSS cancela permissão de 8 instituições financeiras para consignado sobre benefícios de aposentados
- Idosa que sofreu queda ao sair de banheiro deve ser indenizada
- Tarifaço de Trump pode gerar perda de R$ 180 mi para a indústria de cacau brasileira
- Homem será indenizado por furto de veículo em shopping
- Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior
- Golpe do falso advogado: TJDFT alerta usuários da Justiça sobre a fraude
- Leilão da Receita Federal tem joias e iPhone com lances de R$ 400
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)