Prévia da inflação desacelera e fecha maio a 0,51%; acumulado dos últimos 12 meses cai a 4,07%
Publicado em 26/05/2023
Quando considerados os últimos 12 meses, a alta do IPCA-15 foi de 4,07%, resultado de acordo com a meta inflacionária do país, que atualmente é de 3,25%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, fechou em 0,51% no mês de maio. Os dados divulgados pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 25, indicam que o índice apresentou uma leve queda de 0,06 ponto percentual (p.p.) na comparação com abril, quando foi de 0,57%. O valor indica desaceleração da inflação para o mês. No acumulado do ano, a alta é de 3,12% até o momento. Quando considerados os últimos 12 meses, a alta é de 4,07%, uma redução em comparação ao mês anterior, quando o percentual foi de 4,16%. O resultado está de acordo com a meta de inflação do país, que é de 3,25%, com margem de 1,5 p.p. para mais ou para menos. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica, que é menor do que a do IPCA.
Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês de maio. De acordo com o IBGE, as categorias de saúde e cuidados pessoais (1,49%) e alimentação e bebidas (0,94%) foram os grupos com maior impacto no índice do mês. Na área de saúde, a alta foi puxada pelo aumento nos preços dos produtos farmacêuticos (2,68%), após a autorização do reajuste de até 5,60% no preço dos medicamentos, a partir de 31 de março. Já em relação à alimentação, houve aumento do custo da alimentação no domicílio (1,02%). Entre os itens que subiram de preço destaca-se o tomate (18,82%), a batata-inglesa (6,60%), o leite longa vida (6,03%) e o queijo (2,42%). O óleo de soja (-4,13%) e as frutas (-1,52%) tiveram baixas. Em terceiro lugar dos itens que contribuíram com a inflação, aparecem os custos com habitação (0,43%). Artigos de residência (-0,28%) e transportes (-0,04%) foram as categorias que apresentaram baixa. A variação negativa do segmento de mobilidade foi puxada pela queda de 17,26% nos preços das passagens aéreas, após alta de 11,96% em abril.
Fonte: Jovem Pan - 25/05/2023
Notícias
- 20/05/2025 Dívida das famílias brasileiras atinge 27,2% da renda
- Preços da gasolina e diesel voltam a ficar mais baixos ante mercado internacional
- Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro
- Câmara dos Deputados deve votar urgência do PL sobre descontos do INSS nesta terça-feira
- Quando cai a restituição do IRPF 2025? Veja o calendário
- Concurso de diplomata: Itamaraty abre inscrições para 50 vagas e salário inicial de R$ 22,5 mil
- Mercado reduz projeção de inflação para 5,50%
- Estado deve indenizar família por erro em parto que gerou sequela neurológica permanente
- Concurso da Conab: inscrições para 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil terminam nesta terça
- Taxa Selic deve permanecer elevada por tempo prolongado, diz Galípolo
- Gol: Justiça dos EUA avalia plano de recuperação judicial nesta terça-feira
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)