Três quintos dos consumidores da Geração Z têm contas on-line inativas
Publicado em 30/05/2023

Manutenção de dados na nuvem implica em maior consumo de energia, gerando impactos ambientais
A Veritas Technologies, empresa de gerenciamento seguro de dados em multinuvem, divulgou nesta segunda-feira, 29, uma pesquisa que constatou que três quintos (60%) dos consumidores da Geração Z, aqueles com até 24 anos, têm contas on-line que não usam mais. Em comparação, menos de um quarto (23%) dos consumidores com mais de 65 anos têm contas online não utilizadas.
O estudo, denominado de “Na nuvem, fora da mente”, também revelou uma lacuna de percepção entre a Geração Z que pode estar relacionada a um número maior de contas on-line não utilizadas: mais da metade (51%) não reconhece o impacto ambiental das versões digitais de seus extratos bancários e de outros documentos relacionados à conta armazenados on-line. No entanto, quase metade (44%) também disse que é errado que as empresas desperdicem energia e causem poluição armazenando informações desnecessárias.
Gustavo Leite, vice-presidente para a América Latina da Veritas Technologies, avalia os impactos causados pelo comportamento da Geração Z: “Hoje, temos contas on-line para quase tudo, e cada uma dessas contas gera dados baseados em nuvem. No entanto, milhões dessas contas provavelmente não são utilizadas, principalmente entre a Geração Z. Os dados considerados inúteis associados a essas contas ficam parados em data centers, que são movidos principalmente a combustíveis fósseis e operam 24 horas por dia. Para se ter uma ideia, os datacenters respondem por 2% de todas as emissões globais de carbono — quase o mesmo que todo o setor aéreo. A Geração Z é indiscutivelmente a geração mais ambientalmente consciente que já existiu mas, consciente ou não, eles também estão liderando, entre os consumidores, a criação do maior número de emissões de carbono a partir de dados desnecessários.”
A pesquisa, que entrevistou 13 mil consumidores em todo o mundo, incluindo 1 mil no Brasil, também revelou as seguintes tendências relacionadas aos adultos da Geração Z:
- Quatro quintos (80%) têm contas de entretenimento e compras que não usam mais; - Quase três quartos (71%) têm uma conta bancária on-line que não usam mais; - Mais de três quintos (61%) têm uma conta de seguro que não usam mais; - Quase três quartos (71%) têm uma conta de provedor de serviços de Internet que não usam mais; - Três quintos (60%) têm contas de serviços públicos que não usam mais.
“A pesquisa mostra que quase um terço (31%) dos consumidores da Geração Z nunca tentou fechar suas contas não utilizadas. O motivo mais comum é que isso não importa para eles pessoalmente (33%). Outro quase quarto (23%) disse que é porque simplesmente não tem tempo”, explica Leite.
Metodologia
A pesquisa, realizada pela 3Gem em nome da Veritas, entrevistou 13 mil consumidores de todas as idades de 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos entre 1º e 16 de fevereiro, de 2023. Para os fins desta pesquisa, a Geração Z refere-se àqueles com idade entre 18 e 24 anos.
Fonte: G1 - 29/05/2023
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