Evolução da taxa de câmbio no segundo trimestre preocupa indústria
Publicado em 23/07/2024

Tema ocupava a 17ª posição em ranking elaborado pela CNI, mas subiu para a 4ª posição; mudança significativa está relacionada à intensa desvalorização do real
A taxa de câmbio foi identificada como um dos principais problemas enfrentados por quase 20% das empresas industriais no segundo trimestre de 2024, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No último levantamento, a taxa de câmbio ocupava a 17ª posição entre os problemas mais citados, mas subiu para a quarta posição no ranking atual. Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da CNI, explicou que essa mudança significativa no ranking está relacionada à intensa desvalorização do câmbio ocorrida entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. Além da taxa de câmbio, o levantamento da CNI também avaliou a satisfação das empresas com suas condições financeiras, incluindo lucro e acesso ao crédito.
A insatisfação com o lucro e a dificuldade de acesso ao crédito permaneceram significativas, com índices de satisfação muito abaixo da linha de 50 pontos, que indicaria uma avaliação normal dessas condições. Azevedo destacou que a desvalorização do câmbio teve um impacto direto nas preocupações dos empresários, refletindo-se na posição elevada da taxa de câmbio no ranking de problemas. Os três principais problemas apontados pela indústria foram a elevada carga tributária, citada por 35,5% das empresas, a demanda interna insuficiente, mencionada por 26,3%, e a falta ou alto custo de matéria-prima, apontada por 23,1%. A taxa de câmbio, com 19,6%, ficou logo em seguida.
Esses problemas não afetam apenas as empresas industriais, mas também têm um impacto direto na inflação, afetando todos os brasileiros. A situação econômica atual, marcada pela desvalorização do câmbio, coloca um desafio adicional para as empresas industriais, que já enfrentam uma série de dificuldades. A combinação de alta carga tributária, demanda interna insuficiente e custos elevados de matéria-prima cria um ambiente de negócios complexo e desafiador. A necessidade de políticas econômicas eficazes e de suporte governamental torna-se ainda mais evidente para mitigar esses problemas e promover um ambiente mais favorável para o crescimento industrial.
Fonte: Jovem Pan - 22/07/2024
Notícias
- 14/03/2025 Governo reduz a zero tarifas do imposto de importação de 11 alimentos
- Para BC, há altas específicas da inadimplência, mas sem dados para dizer se é tendência
- Juros médios sobem para 42,3% ano em janeiro, impactando crédito e endividamento
- Pesquisa mostra que 40% dos trabalhadores não sabem como acessar novo consignado privado
- Produtos vencidos, ressarcimento em dobro, arrependimento e meia-entrada: veja direitos que muitos consumidores não sabem que têm
- Programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2025 já está disponível
- Mulher sequestrada em estacionamento de supermercado será indenizada
- Banrisul publica edital com 100 vagas e salários de R$ 5 mil
- Ministério da Educação garante que já tem recursos para o Pé-de-Meia em 2025
- Anvisa alerta para riscos de botox falsificado após casos de botulismo
- FAB abre inscrições para Curso Preparatório de Cadetes do Ar 2026
- Restaurante é condenado a indenizar mãe e criança ferida por ferro exposto
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)