Pente-fino no BPC: saiba como atualizar cadastro para receber benefício
Publicado em 13/08/2024

No final de julho, foram estabelecidas regras mais severas para a concessão e a revisão do BPC
O Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ) iniciou a convocação para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC ) que precisam se inscrever ou atualizar suas informações.
A medida faz parte de um rigoroso processo de " pente-fino ", uma revisão do benefício anunciado pelo governo federal. No final de julho, foram estabelecidas regras mais severas para a concessão e a revisão do BPC .
De acordo com as novas diretrizes, os beneficiários do BPC que não estão registrados no Cadastro Único (CadÚnico) ou que não atualizaram seu cadastro no INSS nos últimos quatro anos serão obrigados a atualizar suas informações em 45 dias, se morarem em uma cidade de até 50 mil habitantes ou em 90 dias, se morarem em cidades maiores.
Preciso atualizar meu cadastro? Veja como saber
O INSS disponibilizou no aplicativo e no site do "Meu INSS" a opção em que é possível verificar se as pessoas estão inscritas ou precisam atualizar o CadÚnico.
O Cadastro Único (CadÚnico) é essencial para integrar famílias de baixa renda em diversos programas federais, incluindo o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O aplicativo do Meu INSS está disponível para o sistema Android e IOS . O site pode ser encontrado pelo seu navegador de preferência.
Para a consulta de atualização e inscrição, não são necessários login e senha, é possível acessar somente com o número do CPF.
Caso a pessoa precise atualizar o cadastro para manter o BPC, ela será direcionada a procurar um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.
Os endereços do CRAS de cada município estão disponíveis aqui.
Bloqueio
Em caso do beneficiário não comparecer para a atualização dos dados, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias a partir do envio da notificação.
Segundo o INSS, apenas os benefícios cujos titulares confirmarem o recebimento do aviso serão suspensos.
Os beneficiários têm a oportunidade de realizar a inclusão ou atualização no Cadastro Único até o final do período de suspensão, sem que isso afete o pagamento do benefício.
"Conforme as regras, caso o beneficiário não realize a inclusão ou atualização cadastral, a suspensão terá efeitos a partir do pagamento do mês subsequente ao final dos prazos estabelecidos (45 e 90 dias)", explicou o INSS.
Ainda, o INSS recomenda que os beneficiários verifiquem regularmente se o CPF consta na lista de atualização de cadastro, pois a verificação dos dados será feita em lotes.
No primeiro lote, mais de 500 mil pessoas serão convocadas a comparecer ao CRAS para se inscrever no CadÚnico. No total, 1,25 milhão de pessoas passarão por revisão, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
Fonte: economia.ig - 12/08/2024
Notícias
- 05/08/2025 Após manter Selic em 15% ao ano, Copom diz que ‘seguirá vigilante’ e fala sobre possíveis ajustes em ‘passos futuros’
- Crédito do Trabalhador pode ser saída para 56% dos brasileiros endividados, aponta pesquisa
- BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no Brasil
- INSS cancela permissão de 8 instituições financeiras para consignado sobre benefícios de aposentados
- Idosa que sofreu queda ao sair de banheiro deve ser indenizada
- Tarifaço de Trump pode gerar perda de R$ 180 mi para a indústria de cacau brasileira
- Homem será indenizado por furto de veículo em shopping
- Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior
- Golpe do falso advogado: TJDFT alerta usuários da Justiça sobre a fraude
- Leilão da Receita Federal tem joias e iPhone com lances de R$ 400
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)