Crédito do Trabalhador pode ser saída para 56% dos brasileiros endividados, aponta pesquisa
Publicado em 05/08/2025

Estudo aponta que a modalidade pode contribuir positivamente para a saúde financeira
Diante do cenário de endividamento que afeta mais da metade da população economicamente ativa, o Crédito do Trabalhador desponta como uma alternativa concreta para reequilibrar as finanças. Uma pesquisa inédita da Creditas, em parceria com a Opinion Box, revelou que 56% dos entrevistados estão endividados, sendo que quase metade (47%) prevê levar mais de um ano para quitar suas dívidas.
Segundo o estudo, cerca de 69% dos trabalhadores já contrataram algum tipo de crédito, sendo o empréstimo pessoal (69%) e o uso do cartão de crédito (65%) os mais comuns, ambos conhecidos por taxas de juros elevadas.
Isso acontece mesmo com 42% dos entrevistados apontando os juros como fator decisivo na escolha da modalidade, o que demonstra uma lacuna entre intenção e comportamento financeiro.
Neste contexto, o Crédito do Trabalhador, modalidade com desconto em folha, aparece como uma solução mais sustentável e viável. A pesquisa mostrou que 33% já utilizaram esse tipo de empréstimo e, entre eles, 59% afirmaram ter interesse em repetir a experiência, reforçando a percepção positiva sobre o produto.
Para 50% dos trabalhadores CLT, essa modalidade pode contribuir positivamente para a saúde financeira se bem utilizada.
Apesar do potencial, a pesquisa apontou que ainda há barreiras de conhecimento: 42% dos trabalhadores dizem não entender totalmente como funciona essa modalidade, mesmo entre os 85% que já ouviram falar sobre ela. Entre os que ainda não contrataram, 33% demonstraram interesse, mas dizem precisar avaliar melhor, e 41% não têm interesse, indicando espaço para ações de informação e educação.
O levantamento também revelou que 94% buscam ativamente informações sobre organização financeira, com reportagens (47%) e redes sociais (34%) entre os canais mais utilizados e reforçando o papel da comunicação clara e acessível para ampliar o uso consciente do crédito.
"A pesquisa reforça a urgência de soluções de crédito mais justas e acessíveis no Brasil. O Crédito do Trabalhador é uma ferramenta poderosa para reorganizar as finanças com segurança. Mais do que oferecer uma nova modalidade, queremos democratizar o acesso ao crédito saudável e investir em educação financeira, para que o trabalhador tome decisões mais conscientes e construa uma relação equilibrada com o dinheiro", afirma Julia Barroso, VP de Consignado Privado e Benefícios da Creditas.
O estudo ouviu 1.083 trabalhadores CLT em todo o Brasil.
Fonte: O Dia Online - 05/08/2025
Notícias
- 05/08/2025 Após manter Selic em 15% ao ano, Copom diz que ‘seguirá vigilante’ e fala sobre possíveis ajustes em ‘passos futuros’
- BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no Brasil
- INSS cancela permissão de 8 instituições financeiras para consignado sobre benefícios de aposentados
- Idosa que sofreu queda ao sair de banheiro deve ser indenizada
- Tarifaço de Trump pode gerar perda de R$ 180 mi para a indústria de cacau brasileira
- Homem será indenizado por furto de veículo em shopping
- Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior
- Golpe do falso advogado: TJDFT alerta usuários da Justiça sobre a fraude
- Leilão da Receita Federal tem joias e iPhone com lances de R$ 400
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)