Governo adia por dois meses recolhimento de tributos das empresas afetadas pelo tarifaço
< Voltar para notícias

Governo adia por dois meses recolhimento de tributos das empresas afetadas pelo tarifaço

Publicado em 03/09/2025

Ouça esta matéria Leitura automática, direto no seu navegador.

Pronto para ler a matéria.

Tarifas sobre produtos brasileiros entrou em vigor em agosto

O Comitê Gestor do Simples Nacional adiou por dois meses o recolhimento de tributos das empresas afetadas pelo tarifaço do governo dos Estados Unidos, com alíquotas adicionais de 50% sobre produtos brasileiros.  

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), os pagamentos previstos para setembro ficam adiados para 21 de novembro, e os recolhimentos de outubro para 22 de dezembro.

Os pagamentos mensais relativos a parcelamentos administrados pela Receita Federal e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) também serão diferidos. As parcelas com vencimento em setembro ficam adiadas para o último dia útil de novembro, e as com vencimento em outubro para o último dia útil de dezembro. [GOOGLE_ADSENSE]

As medidas valem para as empresas optantes pelo Simples afetadas pelo tarifaço cujo percentual de faturamento bruto decorrente de exportações para os Estados Unidos entre julho de 2024 e junho de 2025 seja igual ou superior a 5% do faturamento total.

Fonte: O Dia Online - 03/09/2025

522 pessoas já leram este conteúdo  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas