Prévia da inflação é a menor para os meses de novembro desde 2007
Publicado em 24/11/2016 , por Daniela Amorim
PCA-15 registrou alta de 0,26% em novembro após subir 0,19% em outubro; principal destaque foi o etanol, cujo o preço do litro ficou 7,29% mais caro, segundo o IBGE
RIO - A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,26% em novembro após subir 0,19% em outubro. Esse foi o menor IPCA-15 para os meses de novembro desde 2007 (0,23%).
Com o resultado anunciado nesta quarta-feira, 23, o IPCA-15 acumula aumento de 6,38% no ano. A taxa acumulada em 12 meses até novembro foi de 7,64%. O resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam inflação entre 0,24% e 0,36%, com mediana de 0,29%.
O preço do litro do etanol saltou 7,29% em novembro e exerceu o impacto mais elevado na inflação do mês, o equivalente a uma contribuição de 0,07 ponto porcentual para o resultado de 0,26% do IPCA-15.Como consequência, a gasolina também voltou a subir, com alta de 0,59% em novembro, a despeito da redução do preço nas refinarias anunciada pela Petrobrás.
Outro destaque no grupo Transportes foi o expressivo aumento de 23,72% registrado pelo item multa, como reflexo do reajuste médio de 53% em vigor desde o dia 1º de novembro. Os gastos das famílias com transportes passaram de alta de 0,67% em outubro para aumento de 0,46% em novembro.
As famílias voltaram a gastar menos com alimentação em novembro, mas os preços caíram com menor velocidade. O grupo Alimentação e Bebidas passou de uma queda de 0,25% em outubro para recuo de 0,06% este mês.
Vários produtos ficaram mais baratos, com destaque para a queda de 10,52% no leite longa vida, produto importante na despesa das famílias. O item exerceu o principal impacto negativo no IPCA-15 do mês, o equivalente a uma contribuição de -0,12 ponto porcentual.
Também houve redução no feijão-carioca (-11,84%), feijão-mulatinho (-7,82%), tomate (-6,61%) e cenoura (-4,31%). Na direção oposta, houve pressão dos aumentos nos preços do açúcar cristal (3,73%), pescados (3,91%), batata-inglesa (3,26%), cerveja (2,36%) e carnes (1,43%).
Embora a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) tenha acelerado na passagem de outubro para novembro, de 0,19% para 0,26%, cinco dos nove grupos pesquisados tiveram taxas de variação menores no período.
Subiram menos os gastos com Habitação (de 0,60% em outubro para 0,36% em novembro), Transportes (de 0,67% para 0,46%), Educação (de 0,06% para 0,02%) e Comunicação (de 0,28% para 0,16%), enquanto que houve redução nas despesas com Vestuário (de 0,36% para -0,03%).
Os aumentos foram registrados em Artigos de Residência (de -0,31% para 0,09%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,28% para 0,68%) e Despesas Pessoais (de -0,12% para 0,47%), ao mesmo tempo em que a queda em Alimentação e Bebidas foi menor (de -0,25% para -0,06%).
Além dos aumentos nos combustíveis e em alguns alimentos importantes na cesta básica das famílias, outros itens que também pressionaram o resultado do IPCA-15 do mês foram seguro de veículo (2,61%), plano de saúde (1,07%), empregado doméstico (0,87%), mão de obra para pequenos reparos (0,87%), artigos de higiene pessoal (0,87%), emplacamento e licença (0,80%) e cabeleireiro (0,67%).
Fonte: Estadão - 23/11/2016
Notícias relacionadas
- 14/05/2026 Eficiência da subvenção do governo vai depender de reajuste da Petrobras
- 13/05/2026 Preço dos alimentos em abril: o que ficou mais caro e o que ficou mais barato no mês
- 13/05/2026 IPCA: inflação desacelera para 0,67% em abril, mas alimentos seguem como principal pressão
- 29/04/2026 IPCA-15 acelera para 0,89% em abril, com pressão de alimentos e combustíveis
- 23/04/2026 Feirão negocia 1,2 milhão de dívidas negativadas, mas inadimplência segue recorde
- 16/04/2026 Quando o café vai ficar mais barato? Veja o que esperar para 2026
- 15/04/2026 Juro alto endivida, trava consumo e faz varejo enfrentar voo de galinha
- 13/04/2026 Preço dos alimentos em março: o que ficou mais caro e o que ficou mais barato
- 07/04/2026 Os bilhões que Lula vai injetar na economia em ano eleitoral: programas sociais turbinados e isenção do IR
- 07/04/2026 Preço do self-service varia quase 100% entre regiões de São Paulo, diz Procon
Notícias
- 19/05/2026 Anvisa suspende lotes de corticoide e remédios para colesterol
- Beneficiários do INSS recebem alerta pelo WhatsApp para atualizar prova de vida
- Imposto de Renda: veja quem terá restituição automática da Receita mesmo sem declarar
- Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do IR nesta sexta (22)
- As mudanças no mercado de crédito e o endividamento das famílias
- Casal diz ter caído em golpe da casa própria com ajuda de funcionário da Caixa: 'Ele dizia que resolveria tudo'
- Beneficiários do INSS recebem alerta pelo WhatsApp para atualizar prova de vida
- Três em cada dez jovens da geração Z já pediram afastamento por saúde mental, diz pesquisa
- Intervenção de Messias destravou a presença de técnico da Aneel em audiência sobre leilão de energia
- INSS: novas regras do empréstimo consignado passam a valer nesta terça; biometria será obrigatória
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
