Temer faz ‘maratona’ por reforma da Previdência
Publicado em 29/03/2017 , por Tânia Monteiro e Daiene Cardoso
Presidente sinalizou poder negociar aposentadoria rural, o que seria o segundo recuo do governo, depois tirar do projeto servidores de Estados
BRASÍLIA - O presidente Michel Temer está promovendo uma verdadeira maratona para enquadrar parlamentares e ministros sobre a necessidade de aprovação, o quanto antes, da reforma da Previdência. Ele também abriu espaço para negociar a questão da aposentadoria rural, um dos entraves do texto, segundo os congressistas.
Ao mesmo tempo que tende convencer deputados e senadores, o governo está pressionando também os ministros políticos, representantes de partidos para evitar novas traições na base aliada, como ocorreu na semana passada na votação da terceirização na Câmara. As planilhas preliminares de contabilização de votos para a reforma da Previdência serão feitas pelos ministros junto às suas bancadas. O governo quer ter uma radiografia completa deste quadro para que não haja qualquer tipo de dúvida de sua aprovação na comissão especial.
Governadores de partidos aliados também serão acionados para que convençam parlamentares da bancada dos respectivos Estados sobre a importância da aprovação.
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, fez várias reuniões ontem com ministros para pedir empenho no convencimento dos deputados. Antes da reunião de “realinhamento de discurso” no Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu em sua casa líderes dos partidos para também discutir estas reformas.
Voto a voto. O governo quer contabilizar e juntar todos os votos necessários para aprovação da reforma da Previdência, depois do susto inicial da aprovação do projeto que regulamenta a terceirização, que teve 231 votos favoráveis, 188 contra e 8 abstenções. Para a PEC, são necessários 308 votos e Temer quer cobrar da base aliada garantia de fidelidade à votação da reforma da Previdência.
Ficou acertado na reunião com Temer que o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy e o líder do governo na Câmara, Agnaldo Ribeiro (PP-PB) vão fazer cronograma de conversa com as bancadas, ajudando até mesmo na contabilização dos votos.
Na segunda rodada de reuniões do dia, desta vez com os senadores, Temer tentou derrubar o argumento de que a matéria é impopular e pode prejudicar a reeleição dos parlamentares. Para isso, usou seu exemplo, lembrando que, quando foi relator da reforma da Previdência no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, lhe disseram que poderia perder votos. “Sabem o que aconteceu? Na eleição anterior eu tive 78 mil votos. Na eleição depois de aprovada a reforma eu tive 208 mil”, rebateu.
Diálogo. Os parlamentares se queixaram ainda que a comunicação do governo precisa melhorar para explicar mais a reforma para a população.
O presidente não explicou o que poderia ser aberto para negociação, mas sinalizou que a aposentadoria rural poderá ser objeto de discussão. Seria o segundo recuo do governo, que já abriu mão dos servidores estaduais e municipais. A inclusão deste ponto no bolo da previdência é foco de resistência principalmente das bancadas do Norte e Nordeste.
“O presidente está disposto a dialogar para não ferir os princípios da reforma”, declarou ao Estado o deputado Danilo Forte (PSB-CE). Segundo Danilo, o presidente Temer reconheceu ainda que “é preciso melhorar a interlocução com a sociedade para explicar o que é exatamente a reforma da Previdência”.
Fonte: Estadão - 28/03/2017
Notícias relacionadas
- 06/05/2026 Planalto acelera agenda de alívio financeiro sob vigilância do mercado
- 01/05/2026 Lula confirma que mistura de etanol na gasolina vai aumentar de 30% para 32%
- 21/04/2026 Pente-fino no INSS: instituto cancelou 2.400 benefícios por acúmulo indevido desde 2021
- 17/04/2026 Alckmin e Guimarães expõem divisão do governo sobre taxa das blusinhas
- 16/04/2026 Inadimplência recorde e a operação resgate do governo - O Assunto #1702
- 13/04/2026 FGTS pode ser sacado na demissão e em mais 15 situações; veja quais e o que o governo quer fazer
- 10/04/2026 Com juro alto, analistas dizem que FGTS para pagar dívidas é "enxugar gelo"
- 07/04/2026 Governo vai aumentar preço do cigarro para compensar redução tributária do querosene de aviação
- 07/04/2026 Os bilhões que Lula vai injetar na economia em ano eleitoral: programas sociais turbinados e isenção do IR
- 01/04/2026 Entenda como funcionava a fraude de R$ 845 mi contra espólio do fundador do grupo Unip-Objetivo
Notícias
- 19/05/2026 Anvisa suspende lotes de corticoide e remédios para colesterol
- Beneficiários do INSS recebem alerta pelo WhatsApp para atualizar prova de vida
- Imposto de Renda: veja quem terá restituição automática da Receita mesmo sem declarar
- Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do IR nesta sexta (22)
- As mudanças no mercado de crédito e o endividamento das famílias
- Casal diz ter caído em golpe da casa própria com ajuda de funcionário da Caixa: 'Ele dizia que resolveria tudo'
- Beneficiários do INSS recebem alerta pelo WhatsApp para atualizar prova de vida
- Três em cada dez jovens da geração Z já pediram afastamento por saúde mental, diz pesquisa
- Intervenção de Messias destravou a presença de técnico da Aneel em audiência sobre leilão de energia
- INSS: novas regras do empréstimo consignado passam a valer nesta terça; biometria será obrigatória
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
