Gilberto Braga: Mudança de hábito
Publicado em 31/10/2017 , por Gilberto Braga
A economia patina e muita gente está desempregada. Assim, os hábitos devem mudar
Rio - A economia ainda está em crise, mesmo com a melhora recente. Por isso, o comportamento das pessoas e, em particular, dos consumidores muda em períodos como esses. Quando a economia estava em expansão, havia facilidade de emprego, a renda do trabalhador aumentou e muitas famílias melhoram de vida. Agora, temos o contrário. A economia patina e muita gente está desempregada. Assim, os hábitos devem mudar. Seguem algumas dicas:
Trocar marcas de produtos tradicionais por outras em conta, desde que tenha boas referências. Fazer compras em atacado de itens que você use muito e que possa ser estocado. Rever o plano de celular, verificando se usa que você paga e se não há nova promoção mais econômica para o seu perfil de usuário, como plano pós-controle ou familiar. Revisar o pacote de TV de cabo. Normalmente se paga por quantidade imensa de canais, sendo que se usa de 20% a 25% do que é disponibilizado. Plano com grade menos abrangente de opções certamente custa menos do que deve estar pagando. Você tem número de telefone fixo? Se você faz parte da grande quantidade de brasileiros que usa mais celular do que o fixo, porque paga por número fixo? Com a nova política de preços de combustíveis, o preço do etanol e da gasolina muda constantemente.
Vale a opção de pesquisar na hora de abastecer antes de sempre ir no mesmo lugar em que se já está habituado a encher o tanque. Estamos com tarifa vermelha nas contas de energia o que torna a conta mais cara para todos. Em muitas casas, o esforço de economizar energia só é feito no verão, período em que se liga o ar condicionado. Os hábitos de poupar energia devem ser permanentes: o efeito no bolso é imediato. Já pensou em reaproveitar água? Seja a da chuva ou da máquina de lavar, dentre outras, pode ser solução barata para diminuir a conta. Estude custos para implementar alterações e compare com a economia no fornecimento para ver se vale a pena. Comer fora de casa é muito bom, a família foge da rotina, ninguém tem trabalho com o preparo e a limpeza da cozinha, mas pesa no bolso. Divida as atividades caseiras e faça do jantar especial atividade familiar. Use a internet a seu favor. Hoje, todos os preços dos produtos estão disponíveis na rede e antes de comprar por impulso, pesquise considerando as formas de pagamento, sempre as de prazo e sem juros embutidos.
Fonte: O Dia Online - 30/10/2017
Notícias
- 05/08/2025 Após manter Selic em 15% ao ano, Copom diz que ‘seguirá vigilante’ e fala sobre possíveis ajustes em ‘passos futuros’
- Crédito do Trabalhador pode ser saída para 56% dos brasileiros endividados, aponta pesquisa
- BP faz maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no Brasil
- INSS cancela permissão de 8 instituições financeiras para consignado sobre benefícios de aposentados
- Idosa que sofreu queda ao sair de banheiro deve ser indenizada
- Tarifaço de Trump pode gerar perda de R$ 180 mi para a indústria de cacau brasileira
- Homem será indenizado por furto de veículo em shopping
- Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior
- Golpe do falso advogado: TJDFT alerta usuários da Justiça sobre a fraude
- Leilão da Receita Federal tem joias e iPhone com lances de R$ 400
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)