CNH Digital está disponível em todo território nacional; veja como obter a sua
Publicado em 18/04/2018
Documento eletrônico, disponível através de aplicativo para Android e iOS, passa a ter o mesmo valor do impresso e é de graça para quem já tem a CNH
Os motoristas de todo país já podem solicitar e usar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) ou CNH digital. Primeiro documento a completar o ciclo de transição para o digital, a famosa carteira de motorista tem validade para todo território brasileiro e sua versão digital terá exatamente a mesma validade que a versão impressa para todos os efeitos.
Para ter acesso ao documento, os usuários devem baixar um aplicativo disponível para celulares como o sistema operacional iOS ou Android desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Enquanto realiza o download, o usuário pode aproveitar para fazer um cadastro simultaneamente no Portal de Serviços do Denatran .
Lá, o usuário deve preencher um formulário com seus dados, criar uma senha de acesso e solicitar um código de ativação para a CNH Digital . Se você ainda não tiver um certificado digital, o processo pode exigir uma etapa a mais, presencial, com passagem no Detran onde você emitiu a CNH Física.
A partir daí, é só entrar com o mesmo código e senha no aplicativo para celular. Após o primeiro acesso, o aplicativo vai pedir que você crie uma nova senha com apenas quatro dígitos para usar exclusivamente no aplicativo. Depois, você precisa escanear o QR Code na parte interna do seu documento e completar o cadastro.
Pronto, você passa a ter uma documento oficial salvo no seu celular.
E se meu celular for roubado?
Caso o seu celular cadastrado no Detram seja roubado, basta realizar o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do Denatran. Lá, também é possível habilitar um novo aparelho para o qual queira transferir o serviço da CNH Digital . Por questões de segurança, a pessoa que estiver em posso de seu antigo celular não terá acesso ao seu documento, pois o aplicativo só mostrar o documento após o usuário digitar a senha de quatro número criada pelo motorista.
Fonte: IG Notícias - 17/04/2018
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)