Geladeiras devem ter nova etiqueta de eficiência energética do Inmetro a partir desta sexta
Publicado em 04/07/2022
Pronto para ler a matéria.
Nova etiqueta deve indicar diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes.
Todas as geladeiras vendidas no Brasil, a partir desta sexta-feira (1), devem conter a nova Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ela é obrigatória tanto para os refrigeradores produzidos no território nacional quanto para os importados.
Entre as novidades da etiqueta para as vendidas a partir de agora, estão a inclusão das três subclasses que indicam a diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Há ainda a introdução de um QR Code que, por meio de um código virtual, mostrará ao consumidor o status do registro do refrigerador, podendo ser ativo, inativo, suspenso ou cancelado. [GOOGLE_ADSENSE]
“O QR code se tornará uma ferramenta cada vez mais importante na interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo na decisão de compra do equipamento mais eficiente energeticamente e obviamente mais barato em termos de consumo”, destacou o Inmetro.
A etiqueta foi atualizada pelo Inmetro, mas a antiga ainda estaráem circulação, o que pode causar confusão para os consumidores na hora da compra. Basicamente, a etiqueta que trazia categorias de A a E, agora vai ter A+++, A++ e A+, que indicam os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”. De acordo com o órgão, a pretensão é alertar o consumidor sobre qual produto realmente gasta menos energia e incentivar que a indústria adote novas tecnologias em seus produtos para que se tornem mais eficientes.
As lojas terão o prazo de um ano para vender os produtos com a etiqueta antiga que possuem no estoque.
Fonte: O Dia Online - 01/07/2022
Notícias
- 08/09/2026 Anvisa aprova dois genéricos de liraglutida, usada em canetas para obesidade e diabetes
- Caixa lança Pix parcelado com financiamento em até 12 vezes; saiba como usar
- Apostar em bets aumenta inadimplência e piora acesso ao crédito, diz estudo
- STF decide que INSS pode definir teto de juros do consignado; entenda
- Por que a geração Z trava no primeiro emprego e quais desafios emocionais que eles têm que lidar
- Justiça decide que ficar mais de uma hora preso no elevador pode gerar indenização
- Vírus frauda QR Code, Pix Copia e Cola e cartão em ecommerces brasileiros sem deixar vestígio
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
