Lula planeja anunciar novo Desenrola em pronunciamento na TV sobre Dia do Trabalho
Publicado em 29/04/2026 , por Folha Online
Pronto para ler a matéria.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja anunciar em cadeia nacional de rádio e TV o novo Desenrola, programa voltado a reduzir o endividamento da população. A ideia seria incluir a informação no pronunciamento sobre o Dia do Trabalho, que costuma ir ao ar na noite de 30 de abril.
Na fala em rede nacional, Lula provavelmente citará as diretrizes gerais do programa. O detalhamento técnico deve ficar para um evento na próxima segunda-feira (4).
O presidente da República busca uma forma de aumentar sua popularidade em ano eleitoral. Ele e seu entorno julgam que o governo fez boas obras e programas nos últimos anos, mas que não consegue transformar isso em popularidade.
Um dos principais motivos para esse fenômeno, de acordo com esse raciocínio, seria o endividamento da população. Dados divulgados pelo Banco Central mostraram que o endividamento das famílias bateu recorde em fevereiro.
Lula concorrerá à reeleição neste ano, e aparece empatado nas pesquisas de intenção de voto para segundo turno com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), representante da direita.
O programa desenhado pelo governo deve prever prazo de até quatro anos para as pessoas pagarem as dívidas que renegociarem. O programa provavelmente vai abarcar três tipos de linhas de crédito em atraso: cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal não consignado, mais conhecido como CDC.
Os banqueiros envolvidos na discussão e a equipe econômica do governo acertaram o teto para a taxa de juros de 1,99% ao mês após a renegociação. Hoje, as taxas de juros de cartão de crédito giram entre 12% e 15% ao mês; do cheque especial entre 6% e 8% ao mês; e do CDC entre 5% e 7%.
O desconto da dívida deve variar entre 40% e 90%, segundo pessoas que participaram das negociações ouvidas pela reportagem na condição de anonimato.
Parte dos governistas ouvidos pela reportagem acredita que o presidente da República também poderá citar o fim da escala 6x1 —de seis dias de trabalho por um de descanso— no pronunciamento. O projeto está na Câmara, e Lula gostaria que fosse aprovado e entrasse em vigor antes da eleição.
A proposta também é uma aposta do governo para aumentar a popularidade de Lula e criar uma marca para seu atual mandato.
Neste ano, o presidente não deve comparecer a manifestações de sindicatos no 1º de maio. O ato que costumava ser realizado em conjunto pelas centrais sindicais deve ser desmembrado em manifestações menores neste ano.
Em 2024, o petista compareceu a um ato de primeiro de maio esvaziado em São Paulo e reclamou publicamente com ministro Márcio Macêdo (Secretaria Geral), à época responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais, pelo pouco público presente.
A manifestação foi realizada na área externa do estádio do Corinthians, na zona leste de São Paulo.
Lula cancelou compromissos públicos nos últimos dias por causa de um procedimento cirúrgico ao qual foi submetido na sexta-feira (24). O presidente removeu do couro cabeludo uma lesão de carcinoma basocelular, tipo menos grave e mais comum de câncer de pele, e tratou dores na mão direita.
Fonte: Folha Online - 28/04/2026
Notícias relacionadas
- 09/08/2026 CEO do Assaí alerta para bets e juros: 'Não era para estarmos nesse nível de endividamento'
- 09/08/2026 El Niño mobiliza indústria de ar-condicionado, que receia efeitos de juros altos e endividamento
- 09/08/2026 Efeito rebote do endividamento recorde pode levar à ressaca da economia em 2027
- 09/08/2026 Inadimplência no consignado de servidores cai, enquanto a de trabalhadores privados sobe
- 09/08/2026 Endividamento recorde e juro elevado preocupam setores da economia
- 08/08/2026 Dia dos Pais deve movimentar R$ 8,52 bilhões no varejo em 2026
- 08/08/2026 Caixa põe apartamento de Eduardo Bolsonaro em leilão por dívida
- 07/08/2026 Electrolux inclui endividamento e ansiedade causados por bets entre riscos ocupacionais
- 07/08/2026 Durigan admite preocupação com trajetória da dívida e fala em redução de benefícios e controle de gastos para melhorar contas
- 06/08/2026 Dívida pública ultrapassa 80% do PIB e pressiona juros, crédito e custo de vida
Notícias
- 09/08/2026 Endividamento recorde e juro elevado preocupam setores da economia
- CEO do Assaí alerta para bets e juros: 'Não era para estarmos nesse nível de endividamento'
- Taxa das blusinhas: se medida provisória não for aprovada, taxação volta no começo de setembro
- Inadimplência no consignado de servidores cai, enquanto a de trabalhadores privados sobe
- Efeito rebote do endividamento recorde pode levar à ressaca da economia em 2027
- STF deve retomar até novembro julgamento sobre bets e jogos de azar
- Força-tarefa evita prejuízo de R$ 30,2 milhões em fraudes contra o INSS em 2026
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
