Lula planeja anunciar novo Desenrola em pronunciamento na TV sobre Dia do Trabalho
< Voltar para notícias
43 pessoas já leram essa notícia  

Lula planeja anunciar novo Desenrola em pronunciamento na TV sobre Dia do Trabalho

Publicado em 29/04/2026 , por Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja anunciar em cadeia nacional de rádio e TV o novo Desenrola, programa voltado a reduzir o endividamento da população. A ideia seria incluir a informação no pronunciamento sobre o Dia do Trabalho, que costuma ir ao ar na noite de 30 de abril.

Na fala em rede nacional, Lula provavelmente citará as diretrizes gerais do programa. O detalhamento técnico deve ficar para um evento na próxima segunda-feira (4).

O presidente da República busca uma forma de aumentar sua popularidade em ano eleitoral. Ele e seu entorno julgam que o governo fez boas obras e programas nos últimos anos, mas que não consegue transformar isso em popularidade.

Um dos principais motivos para esse fenômeno, de acordo com esse raciocínio, seria o endividamento da população. Dados divulgados pelo Banco Central mostraram que o endividamento das famílias bateu recorde em fevereiro.

Lula concorrerá à reeleição neste ano, e aparece empatado nas pesquisas de intenção de voto para segundo turno com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), representante da direita.

O programa desenhado pelo governo deve prever prazo de até quatro anos para as pessoas pagarem as dívidas que renegociarem. O programa provavelmente vai abarcar três tipos de linhas de crédito em atraso: cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal não consignado, mais conhecido como CDC.

Os banqueiros envolvidos na discussão e a equipe econômica do governo acertaram o teto para a taxa de juros de 1,99% ao mês após a renegociação. Hoje, as taxas de juros de cartão de crédito giram entre 12% e 15% ao mês; do cheque especial entre 6% e 8% ao mês; e do CDC entre 5% e 7%.

O desconto da dívida deve variar entre 40% e 90%, segundo pessoas que participaram das negociações ouvidas pela reportagem na condição de anonimato.

Parte dos governistas ouvidos pela reportagem acredita que o presidente da República também poderá citar o fim da escala 6x1 —de seis dias de trabalho por um de descanso— no pronunciamento. O projeto está na Câmara, e Lula gostaria que fosse aprovado e entrasse em vigor antes da eleição.

A proposta também é uma aposta do governo para aumentar a popularidade de Lula e criar uma marca para seu atual mandato.

Neste ano, o presidente não deve comparecer a manifestações de sindicatos no 1º de maio. O ato que costumava ser realizado em conjunto pelas centrais sindicais deve ser desmembrado em manifestações menores neste ano.

Em 2024, o petista compareceu a um ato de primeiro de maio esvaziado em São Paulo e reclamou publicamente com ministro Márcio Macêdo (Secretaria Geral), à época responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais, pelo pouco público presente.

A manifestação foi realizada na área externa do estádio do Corinthians, na zona leste de São Paulo.

Lula cancelou compromissos públicos nos últimos dias por causa de um procedimento cirúrgico ao qual foi submetido na sexta-feira (24). O presidente removeu do couro cabeludo uma lesão de carcinoma basocelular, tipo menos grave e mais comum de câncer de pele, e tratou dores na mão direita.

Fonte: Folha Online - 28/04/2026

43 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas