BC diz que endividamento das famílias é alto e reforça necessidade de novas medidas
Publicado em 02/09/2026 , por Folha Online
Pronto para ler a matéria.
A ata do Comef (Comitê de Estabilidade Financeira) do Banco Central apontou nesta quarta-feira (2) que o nível de endividamento das famílias está em "patamar históricamente alto" e reforçou que o órgão prepara medidas no mercado de crédito.
Ontem, o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino, já havia dito que medidas são preparadas. A ata afirma que elas "visam promover o reconhecimento tempestivo dos riscos, o acúmulo gradual de capital e condições mais sustentáveis de oferta de crédito aos tomadores".
No evento que participou na última terça-feira (1º), Aquino afirmou que o cartão de crédito e o crédito não consignado devem ser as linhas-alvo das novas medidas, e que a transparência é um dos focos.
A ata do comitê diz que o endividamento "continua pressionando a condição financeira de famílias e empresas". "Níveis elevados de ativos problemáticos e de probabilidade de default seguem indicando que a materialização de risco no crédito às empresas e às famílias deve permanecer elevada", apontou o Comef.
O BC ainda afirma que "o comprometimento de renda atingiu o maior nível da série histórica". "Esse quadro segue sendo influenciado pela participação relevante de modalidades de crédito mais onerosas na composição da dívida das famílias. Na visão do Comitê, o cenário requer cautela e diligência adicionais no mercado de crédito", afirmou a ata.
Os dados mais recentes do BC indicam que a parcela de empréstimos em atraso no crédito livre, que contempla o cartão, o crédito pessoal e o financiamento de veículos, chegou a 6,4% em julho, o maior nível da série histórica, desde 2011. Quando consideradas somente as pessoas físicas, a inadimplência atingiu 7,8% em julho.
O comitê do órgão também aponta que o crédito bancário e o mercado de capitais estão desacelerando. Em relação às pessoas físicas, o órgão aponta que crescimento do crédito caiu nas modalidades de maior risco, "mas não o suficiente para reduzir a participação dessas modalidades no comprometimento de renda das famílias".
A ata do Comef ainda diz que, no mercado de capitais, permanece a preocupação com estruturas que envolvem "múltiplas camadas de fundos de investimento e que podem dificultar a adequada avaliação de riscos".
No evento, o diretor também destacou o papel das bets no endividamento, ao dizer que as plataformas de aposta são "elemento central" no comprometimento da renda das famílias.
Fonte: Folha Online - 02/09/2026
Notícias relacionadas
- Crédito consignado contratado sem a solicitação do consumidor
- 21/09/2026 'Negociar a dívida é uma chance de recomeçar': diretor da Febraban lista as principais estratégias
- 08/10/2026 Direitos do endividado: entenda o que a lei permite e o que é abuso de cobrança
- 08/10/2026 Entenda como funciona o cartão de crédito para MEI
- 28/09/2026 MP de crédito a produtor rural não atua como recuperação judicial
- Taxa média de juros em dezembro registrou 24,4% ao ano
- 03/06/2026 Endividamento familiar recorde; o que explica índice e o que pode ser feito
- A informação qualificada na concessão responsável do crédito
- 30/06/2026 Lula anuncia nova fase do Desenrola com desconto em juros de empréstimos e de olho na eleição
- 06/10/2026 O aumento cavalar da dívida bruta
Notícias
- 16/10/2026 Prefeitura de SP mantinha Credcesta, ligado ao Banco Master, até setembro
- Para proteger menores, governo pede fiscalização de seis jogos com riscos semelhantes aos das bets
- Casas Bahia fecha acordo que prevê mais de R$ 33 milhões para trabalhadores demitidos
- Dia do Pão: Preço médio do pão italiano varia em até 55% entre as regiões da capital, aponta Procon-SP
- Anvisa libera lotes de produtos da Ypê fabricados a partir de novembro de 2025
- Netflix aumenta preços no Brasil; veja novos valores
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Como tirar o nome do SPC e SERASA? Quais os procedimentos para exclusão?
