Preço dos alimentos: o que ficou mais caro e o que barateou na prévia da inflação de outubro
< Voltar para notícias

Preço dos alimentos: o que ficou mais caro e o que barateou na prévia da inflação de outubro

Publicado em 26/10/2026 , por G1

montagem-horizontal-1280x720px-2-.jpg
Ouça esta matéria Leitura automática, direto no seu navegador.

Pronto para ler a matéria.

Tomate, cebola, batata e arroz pressionaram a inflação de alimentos, enquanto cenoura, frutas e café ficaram mais baratos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,32% na prévia de outubro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O maior impacto da prévia de outubro veio do grupo Alimentação e Bebidas, que registrou alta de 0,88%. A alimentação em casa foi a principal responsável pelo avanço do grupo: os preços subiram 1,01%, após uma alta de 0,38% no mês anterior.

⬆️ SOBE - Contribuíram para esse resultado os aumentos do tomate (24,54%), da cebola (13,63%), da batata-inglesa (10,96%) e do arroz (5,80%).

⬇️ DESCE - Por outro lado, cenoura (-10,67%), frutas (-1,37%) e café moído (-1,16%) sofreram quedas de preços.

A alimentação fora de casa também ficou mais cara: a alta passou de 0,44% em setembro para 0,56% em outubro, puxada pelos aumentos da refeição, de 0,38% para 0,61%, e do lanche, de 0,44% para 0,66%.

Veja a seguir os 20 alimentos que ficaram mais caros na prévia da inflação de outubro.

Fonte: G1 - 23/10/2026

33 pessoas já leram este conteúdo  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas