Polícia é acionada após cliente descobrir caixa automático falso
Publicado em 08/12/2016
Uma frente falsa, imitando o equipamento, foi instalada em Botucatu. Um dispositivo conhecido como “chupa-cabras” também foi apreendido.
A polícia foi acionada pelo cliente de uma agência bancária de Botucatu (SP), neste domingo (4), que desconfiou de um dos caixas automáticos. Segundo informações da ocorrência, ele tentou usar uma das máquinas de autoatendimento da agência que fica na Rua Major Matheus, na Vila dos Lavradores, e percebeu que a tela inicial do monitor parecia estar travada.
Ele então retirou o cartão e foi utilizar a máquina ao lado e quando comparou as características dos dois equipamentos, percebeu que havia algo estranho na primeira máquina que tentou usar.
Ele percebeu também que a parte da frente da máquina estava solta, já que se tratava de uma peça de plástico colocada por cima do equipamento original. Segundo a polícia, nessa frente falsa foi apreendido um dispositivo conhecido como "chupa cabras", que captura os dados do cartão bancário para ser clonado.
Além de não ficar totalmente encaixada no equipamento, a peça falsa colocada pelos golpistas pode ser identificada pela ausência de aberturas e pela falta do adesivo de proprganda do banco.(Veja na foto abaixo).
A polícia científica foi acionada, fez a perícia na máquina e o dispositivo foi encaminhado para delegacia, onde o boletim de ocorrência foi registrado. A polícia vai investigar o caso para saber desde quando o “chupa-cabras” estava instalado no local.
Em nota, o Banco de Brasil informou que o equipamento falso foi retirado e a ocorrência está sendo investigada pela área de segurança, juntamente com a investigação policial. Disse ainda que a máquina não foi danificada e está com funcionamento normal e que, tendo em vista que o dispositivo "chupa-cabras" não foi recuperado pelos criminosos, nenhum cliente foi lesado. As imagens da câmera de segurança estão sendo utilizadas para esclarecer o caso.
No caixa automático da direita os golpistas colocaram uma frente falsa por cima do equipamento. Além da peça não ficar totalmente encaixada, outros detalhes chamam a atenção, como a falta de abertura na parte superior e perto do teclado, e a ausência do adesivo de propaganda do banco (Foto: Acontece Botucatu/ Divulgação)
Fonte: G1 - 06/12/2016
Notícias
- 13/08/2025 Por que a população não sente o arrefecimento da inflação?
- Mudanças no IR são necessárias para cumprir arcabouço, diz Haddad
- Governo federal anuncia pacote nesta quarta para reduzir impacto de tarifa dos EUA sobre exportações
- Haddad: medida provisória alternativa ao IOF contém despesa e coloca Pé-de-Meia no Orçamento
- Passagens aéreas sobem 19,92% e exercem segunda maior pressão no custo familiar
- Caesb é condenada a indenizar consumidora por extravasamento de esgoto
- Direito do consumidor: quando é possível trocar ou desistir de uma compra
- TJDFT aumenta indenização de passageira por atraso de mais de 30h em viagem de ônibus
- TJDFT aumenta indenização de passageira por atraso de mais de 30h em viagem de ônibus
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)