IGP-M sobe 1,52% em outubro, aponta FGV
Publicado em 30/10/2024
Pronto para ler a matéria.
Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram aceleração em suas taxas de variação
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) acelerou a 0,44% em outubro, dentro do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), ante alta de 0,33% em setembro, informou nesta quarta-feira, 30 a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram aceleração em suas taxas de variação: Habitação (1,00% para 1,35%), Alimentação (-0,12% para 0,13%), Vestuário (-0,23% para 0,23%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,19% para 0,35%) e Comunicação (0,01% para 0,14%).[GOOGLE_ADSENSE]
Por outro lado, registraram decréscimos os grupos Educação, Leitura e Recreação (0,59% para -0,02%), Transportes (-0,01% para -0,12%) e Despesas Diversas (1,24% para 1,08%).
Influências
As maiores influências positivas sobre o IPC-M de outubro partiram de tarifa de eletricidade residencial (3,76% para 5,51%), condomínio residencial (0,59% para 1,64%), aluguel residencial (0,88% para 1,05%), serviços bancários (1,20% para 1,22%) e plano e seguro de saúde (0,53% para 0,54%).
Na outra ponta, puxaram o índice para baixo banana prata (3,61% para -12,51%), mamão papaia (27,26% para -21,04%), cebola (-24,20% para -18,68%), batata inglesa (-10,93% para -6,91%) e gasolina (-0,42% para -0,34%).
Fonte: O Dia Online - 30/10/2024
Notícias
- 18/08/2026 Comprou ou tem carnê na Casas Bahia? Tire dúvidas e veja direitos do consumidor
- Novo golpe do Desenrola exibe CPF e dados da vítima para cobrar acordo por PIX; saiba como se proteger
- Mais da metade dos trabalhadores termina o mês sem dinheiro, diz levantamento da Serasa
- Briga entre pais e filhos e dívida de R$ 140 milhões: como a gigante Marabraz entrou em crise
- Demitidos da Casas Bahia podem ter desconto nas verbas da rescisão; entenda o pagamento
- Genérica de caneta emagrecedora ainda não tem data para chegar às farmácias
- Bolsa Família começa a pagar R$ 13,1 bilhões a 19,3 milhões de famílias; veja calendário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
