Taxa Selic deve permanecer elevada por tempo prolongado, diz Galípolo
Publicado em 20/05/2025 , por Fernando Dias
Presidente do Banco Central também enfatizou a importância de agir com cautela, considerando a incerteza no cenário internacional
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicou que a taxa Selic, atualmente fixada em 14,75% ao ano, deve se manter elevada por um período prolongado. Ele ressaltou que as decisões sobre a taxa de juros nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) estarão condicionadas a novos dados econômicos e de inflação que possam surgir. Galípolo também enfatizou a importância de agir com cautela, considerando a incerteza no cenário internacional. “O momento é de reunir informações com parcimônia”. As declarações foram dadas durante o evento Annual Brazil Macro Conference, promovido pelo banco Goldman Sachs, em São Paulo.
Ele destacou que a flexibilidade nas decisões é crucial, uma vez que a taxa de juros elevada já está impactando a atividade econômica do país. O presidente do Banco Central alertou para a necessidade de monitorar a situação antes de implementar novas medidas. Recentemente, o Copom decidiu aumentar a Selic em 0,5 ponto percentual em sua reunião de maio, marcando o sexto aumento consecutivo desde setembro de 2024, acumulando 4,25 pontos.
Essa sequência de elevações reflete a preocupação com a inflação e a necessidade de controlar a economia em um ambiente desafiador. A ata da última reunião do Copom reiterou a importância de manter uma postura cautelosa e flexível diante das incertezas econômicas.
Fonte: Jovem Pan - 19/05/2025
Notícias
- 20/05/2025 Dívida das famílias brasileiras atinge 27,2% da renda
- Preços da gasolina e diesel voltam a ficar mais baixos ante mercado internacional
- Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro
- Câmara dos Deputados deve votar urgência do PL sobre descontos do INSS nesta terça-feira
- Quando cai a restituição do IRPF 2025? Veja o calendário
- Concurso de diplomata: Itamaraty abre inscrições para 50 vagas e salário inicial de R$ 22,5 mil
- Mercado reduz projeção de inflação para 5,50%
- Estado deve indenizar família por erro em parto que gerou sequela neurológica permanente
- Concurso da Conab: inscrições para 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil terminam nesta terça
- Gol: Justiça dos EUA avalia plano de recuperação judicial nesta terça-feira
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)