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Saiba o que fazer para proteger sua conta gov.br e evitar golpes
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Saiba o que fazer para proteger sua conta gov.br e evitar golpes

Publicado em 05/06/2025

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Capacidade de realizar diversos serviços do governo faz com que a conta gov.br seja alvo constante de criminosos. Funcionalidades como a verificação em duas etapas reforçam proteção ao perfil.

A conta gov.br é a plataforma do governo brasileiro que dá acesso a serviços públicos como a carteira nacional de habilitação digital, a carteira de trabalho digital, Meu INSS e Valores a Receber do Banco Central, entre outros.

A capacidade de realizar diversos serviços do governo faz com que a conta gov.br seja alvo constante de criminosos.

As fraudes incluem a invasão de perfis para fazer empréstimos com os dados das vítimas e técnicas para burlar a autenticação biométrica e obter informações dos usuários. 

Veja alguns procedimentos que reforçam a proteção à sua conta: 

  1. Conta no nível prata ou ouro
  2. Verificação em duas etapas
  3. Gestão de dispositivos

Conta prata ou ouro

A conta gov.br pode ter níveis ouro, prata e bronze. Essa última tem segurança mais básica e dá acesso a serviços digitais menos sensíveis, segundo o governo.

Os níveis prata ouro permitem o acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis, como o resgate de valores esquecidos nos bancos. Por isso, exigem mais segurança e também fornecem opções extras de proteção à conta.

Para ativar funcionalidades de proteção como a verificação em duas etapas e a gestão de dispositivos (explicadas abaixo), o usuário precisa ter nível prata ou ouro.

Veja aqui como aumentar o nível da sua conta gov.br.

Verificação em duas etapas

Também conhecida como autenticação em dois fatores, essa funcionalidade garante maior proteção ao perfil. Com ela, o usuário precisará inserir um código de acesso gerado no seu aplicativo gov.br sempre que acessar algum serviço com sua conta.

Isso garante uma dupla proteção, porque mesmo que um criminoso tenha acesso ao seu CPF e senha, ele não conseguirá acessar a conta sem o código de segurança - que está disponível apenas no aplicativo instalado no celular.

Como habilitar a verificação em duas etapas:

  1. faça login no app gov.br em seu smartphone (apenas pelo aplicativo);
  2. selecione "segurança da conta";
  3. acesse a opção "verificação em duas etapas";
  4. clique em "habilitar verificação em duas etapas".

Agora, para acessar o gov.br, será preciso informar o código de acesso gerado em seu aplicativo além do CPF e da senha.

Como obter o código para verificação em duas etapas:

  1. faça login no aplicativo gov.br pelo aplicativo;
  2. selecione "gerar código de acesso" — disponível na página de login, abaixo do item "entrar com gov.br" ou na página principal, em "serviços";
  3. Se você estiver acessando o próprio aplicativo gov.br no smartphone, a opção "gere o código de acesso" aparece logo após inserir o CPF e a senha. 

Atenção:

  • a única forma de obter o código de segurança é pelo aplicativo gov.br. O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS;
  • Também não é possível utilizar autenticadores comuns, como o Google Authenticator, Microsoft Authenticator, Free OTP ou Authy, para gerar esse código de acesso.
  • Para o código ser gerado corretamente, é necessário que a data e a hora do dispositivo estejam sincronizadas com a rede.

O usuário também tem a opção de dispensar o código de acesso em dispositivos que julgar confiáveis, como seu telefone celular ou computador pessoal. 

Para isso, basta marcar a opção “Não solicitar verificação em duas etapas novamente neste navegador” no momento de inserir o código. O dispositivo então constará como "autorizado", e o código não será solicitado nos próximos acessos feitos a partir dele (veja mais abaixo).

  Gestão de dispositivos

Essa ferramenta faz parte do processo de verificação em duas etapas e envolve os dispositivos autorizados. Para acessá-la, é preciso:

  1. fazer login no aplicativo gov.br;
  2. selecionar "segurança da conta";
  3. clicar em "verificação em duas etapas", que aparecerá como "habilitada";
  4. clicar em "dispositivos autorizados". 

A partir daí, o usuário pode

  • excluir os dispositivos autorizados;
  • visualizar detalhes dos dispositivos autorizados;
  • ver o histórico de acessos desses dispositivos à conta, com detalhes como data, navegador e IP (endereço que identifica o dispositivo na internet ou em uma rede local) utilizados. 

Atenção:

  • o acesso por diferentes navegadores de internet, ainda que no mesmo aparelho, será considerado um novo dispositivo.

 

Fonte: G1 - 05/06/2025

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