Não recebeu o cashback do Imposto de Renda? Veja como ter o dinheiro
Publicado em 09/07/2026 , por Folha Online
Pronto para ler a matéria.
A Receita Federal abriu às 9h desta quarta-feira (8) a consulta ao lote especial de restituição automática do Imposto de Renda, que também ficou conhecido como cashback do IR. A medida é destinada a contribuintes que não entregaram a declaração do IR em 2025, mas tiveram imposto retido na fonte ao longo de 2024. É o caso, por exemplo, de pessoas que trabalharam apenas alguns meses em 2024.
Segundo a Receita, cerca de 500 mil contribuintes ficaram de fora desse lote por não terem o CPF cadastrado como chave Pix. Quem não foi incluído ainda poderá receber os valores, mas precisará entregar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, mesmo fora do prazo.
A regra vale tanto para as declarações de 2025 quanto para as de 2026, referentes ao imposto retido em salários e pagamentos recebidos em 2025. Também é possível solicitar restituições relativas aos últimos cinco anos, desde que o contribuinte tenha direito aos valores.
A consulta para verificar quem integra o lote de restituição automática pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo da Receita Federal. É preciso informar número do CPF e a data de nascimento. O pagamento será feito no dia 15 de julho diretamente na conta vinculada à chave Pix do tipo CPF.
Na página Meu Imposto de Renda, o contribuinte pode acessar a declaração gerada automaticamente pela Receita, conferir as informações utilizadas, incluir dados adicionais, se necessário, e realizar ajustes antes da conclusão do processamento.
Segundo a Receita, cerca de 4 milhões de contribuintes devem receber aproximadamente R$ 500 milhões nesta etapa. Os valores são limitados a R$ 1.000 por pessoa.
O lote especial não faz parte do calendário regular de restituições do Imposto de Renda de 2026, destinado a quem enviou neste ano a declaração dentro do prazo. O terceiro lote regular está previsto para 31 de julho, e o quarto será liberado em 31 de agosto.
Sim. A restituição automática do Imposto de Renda, que ficou conhecida como "cashback do IR", é destinada a contribuintes que não eram obrigados a entregar a declaração, não a enviaram por iniciativa própria, tiveram imposto retido na fonte, possuem valores a restituir e mantêm o CPF regular com uma chave Pix do tipo CPF cadastrada.
É o caso, por exemplo, de trabalhadores que tiveram renda apenas durante parte de 2024 e, por isso, ficaram abaixo do limite de obrigatoriedade da declaração, mas sofreram retenção do IR na fonte em alguns meses.
Quem não tinha o CPF cadastrado como chave Pix não receberá os valores automaticamente, mas ainda pode ter acesso à restituição ao enviar a declaração referente ao ano-calendário de 2024. Para isso, é necessário baixar o PGD (Programa Gerador da Declaração) de 2025 (das declarações enviadas no ano passado) ou preencher a declaração pelo aplicativo ou pelo site Meu Imposto de Renda.
Sim. Assim como ocorre em relação ao ano-calendário de 2024, contribuintes que não entregaram a declaração do Imposto de Renda por não serem obrigados podem ter valores a restituir. É o caso de trabalhadores que tiveram renda apenas durante parte de 2025 e, por isso, ficaram abaixo do limite de obrigatoriedade da declaração, embora tenham sofrido retenção de Imposto de Renda na fonte em alguns meses.
Nessa situação, a restituição não será automática. Para receber os valores, será necessário enviar a declaração do Imposto de Renda de 2026, referente ao ano-calendário de 2025. Isso pode ser feito por meio do PGD de 2026 ou pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda.
Sim. É possível enviar declarações retroativas dos últimos cinco anos. Assim, em 2026, ainda é possível entregar declarações a partir do exercício de 2022. Se houve retenção de Imposto de Renda na fonte e o contribuinte tiver valores a restituir, poderá recuperar o montante a que tem direito.
Quem não era obrigado a entregar a declaração não está sujeito ao prazo de envio e, por isso, não paga a multa por atraso, que tem valor mínimo de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do imposto devido.
Assim como nos demais casos, será necessário enviar a declaração para receber eventual restituição. Ao preencher a declaração, é preciso informar todos os rendimentos recebidos no ano, além das despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, previdência e dependentes. Caso informe dependentes, também será necessário declarar os rendimentos e as despesas de cada um deles.
Fonte: Folha Online - 08/07/2026
Notícias relacionadas
- Programa da Receita Federal para declarar Imposto de Renda falha no primeiro dia
- Retificação do Imposto de Renda pode alterar quantia a pagar ou a receber
- Imposto de Renda 2024: caí na malha fina, o que fazer agora?
- 'Imposto do pecado': como a alíquota extra pode impactar os preços e modificar a indústria
- Entenda como deverá funcionar o imposto sobre pagamentos proposto pelo governo, semelhante à antiga CPMF
- 03/07/2026 Contribuinte pode ter restituição do Imposto de Renda sem ter sido obrigado a declarar; veja como receber os valores
- O que é o 'imposto de guerra' que economistas defendem para tempos de pandemia
- 16/06/2026 Receita abre consulta à restituição automática do IR 2026 em 8 de julho; veja quem recebe
- Senado aprova prorrogação até 31 de julho do prazo para entrega do Imposto de Renda
- 16/09/2026 Como famílias de alta renda se preparam para aumento do imposto de herança
Notícias
- 07/10/2026 Receita Federal e Anatel retém 1,3 mil produtos eletrônicos em situação irregular
- Homem em situação de rua garante BPC após negativa do INSS (06/10/2026)
- CNJ e BC assinam acordo para disciplinar pagamento de precatórios
- Dia das Crianças: Maioria dos preços dos brinquedos varia mais de 50%, constata Procon-SP
- Relatora recomenda rompimento do contrato da Enel em SP após apagões
- Após fim de prazo para saques de recursos nas bets, contas de apostadores ainda têm R$ 1,32 bilhão
- Bets deixam de funcionar no Brasil: o que acontece com o dinheiro, as contas, os aplicativos e as apostas em andamento?
- Fraude no INSS: MPF denuncia 35 pessoas por desvio de R$ 86 milhões em MG
- Sindicato pode executar sentença em favor de 8,5 mil trabalhadores
- Golpe do cartão trocado: idoso tem conta zerada após aceitar ajuda em caixa eletrônico
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Como tirar o nome do SPC e SERASA? Quais os procedimentos para exclusão?
