Anvisa determina a proibição e apreensão de extratos fitoterápicos Pygeum
Publicado em 06/11/2026 , por Metropoles
Pronto para ler a matéria.
Resolução publicada no DOU também proíbe fabricação, venda, distribuição e uso de produtos sem registro e de medicamentos falsificados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de todos os lotes de produtos à base de Pygeum, além de água bacteriostática e diluente bacteriostático comercializados sem registro no órgão. A decisão também atinge cinco lotes falsificados do medicamento Mounjaro, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e também conhecido por seu uso no controle do peso.
As medidas constam na Resolução-RE nº 4.329, assinada em 4 de novembro e publicada nesta sexta-feira (6/11) no Diário Oficial da União. As determinações entraram em vigor na data da publicação.
No caso do Pygeum, a proibição abrange todas as versões comercializadas pelas marcas Oficialfarma, Unicpharma, Bioformulas, Swanson, Recover Farma e Nutricost, além dos produtos vendidos sem identificação de marca.
De acordo com a bula, o Pygeum auxilia no tratamento dos sintomas urinários relacionados ao aumento benigno da próstata. Segundo a Anvisa, foram identificados anúncios de comercialização desses produtos sem registro, notificação ou cadastro na agência. A empresa responsável pela fabricação não foi identificada.
A determinação estabelece a apreensão e proíbe armazenamento, fabricação, transporte, distribuição, propaganda, comercialização e uso dos produtos.
Água e diluente bacteriostáticos também são alvo
A resolução inclui todos os lotes de Água Bacteriostática e Diluente Bacteriostático. De acordo com a agência, os produtos eram anunciados sem registro na categoria de medicamentos específicos e tinham fabricante desconhecido.
Assim como no caso do Pygeum, estão proibidas todas as etapas de fabricação, armazenamento, transporte, divulgação, distribuição e comercialização, além do uso dos produtos.
Lotes falsificados de Mounjaro
Outro ponto da decisão envolve o Mounjaro, medicamento produzido pela farmacêutica Eli Lilly. A empresa comunicou à Anvisa a identificação de unidades com características divergentes das apresentadas pelo produto original.
A agência determinou a apreensão e proibiu a comercialização, distribuição e uso dos seguintes lotes:
- 2,5 mg: KUSTR43969410;
- 5 mg: B55010;
- 15 mg: D810042, D838889 e 2138737.
Conforme as informações apresentadas pela fabricante, quatro dos lotes não são reconhecidos pela empresa: KUSTR43969410, B55010, 2138737 e D838889. Além disso, os lotes D810042, 2138737, B55010 e D838889 apresentam rótulos incompatíveis com os padrões de fabricação da farmacêutica.
A Anvisa esclareceu que, no caso do lote D810042, a proibição se aplica exclusivamente às unidades falsificadas identificadas com essa numeração. Portanto, os produtos autênticos, fabricados regularmente pela Eli Lilly, não estão incluídos na restrição.
A agência reforça, com a medida, a importância do controle sanitário sobre medicamentos e produtos comercializados no país, especialmente diante dos riscos associados ao consumo de itens sem procedência comprovada ou com suspeita de falsificação.
Fonte: Metropoles - 06/11/2026
Notícias
- 06/11/2026 Acre tem menor índice de inadimplência da Região Norte em setembro, aponta Serasa
- INSS muda regra do auxílio-doença e cria reanálise em 10 dias no Atestmed; entenda
- Perdão da dívida de MEI será automático a partir de 1º de janeiro; veja regras
- Governo quer instalar comissão da MP das bets na próxima semana e manter texto integral
- Desembargadora libera três bets e chama veto de Lula a apostas de 'verdadeiro confisco'
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Como tirar o nome do SPC e SERASA? Quais os procedimentos para exclusão?
