BC desenha medidas para conter riscos de crédito
Publicado em 02/09/2026 , por CNN Brasil
Pronto para ler a matéria.
Ação ocorre em meio ao endividamento recorde dos brasileiros
O BC (Banco Central) prepara um pacote de medidas regulatórias para mitigar os riscos financeiros e conter o endividamento por crédito após o comprometimento de renda das famílias brasileiras atingir o maior patamar de sua série histórica.
As informações foram divulgadas na ata da 66ª reunião do Comef (Comitê de Estabilidade Financeira), divulgada nesta quarta-feira (2).
O documento reflete a necessidade de cautela e diligência adicionais em um cenário onde o endividamento e a materialização de riscos permanecem elevados.
De acordo com o comitê, o endividamento das famílias brasileiras continua em patamar historicamente alto, agravado pelo fato de que o comprometimento de renda atingiu o recorde de toda a série histórica.
Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostram que o endividamento das famílias chegou a 82% em julho deste ano, alcançando o maior nível da série histórica pelo sexto mês consecutivo.
O principal fator de pressão sobre o orçamento dos consumidores continua sendo a participação relevante de modalidades de crédito mais onerosas na composição da dívida das famílias.
O Banco Central apontou que, embora o crescimento do crédito bancário para pessoas físicas tenha abrandado nas modalidades de maior risco, essa desaceleração não foi suficiente para reduzir o peso que essas linhas mais caras exercem no comprometimento de renda das famílias.
Resposta Regulatória
Para fazer frente a essa vulnerabilidade, o Banco Central informou na ata que já prepara medidas específicas focadas no mercado de crédito.
Segundo o Comef, as ações regulatórias em desenvolvimento buscarão promover o reconhecimento dos riscos por parte das instituições financeiras, forçar o acúmulo gradual de capital regulatório e estimular condições mais sustentáveis para a oferta de crédito.
Enquanto desenha essas novas regras, o comitê decidiu manter o Adicional de Capital Contracíclico (ACCPBrasil) em 0%, considerando as condições financeiras vigentes e as expectativas para o mercado de crédito.
Desaceleração também para empresas
O aperto financeiro não se limita às pessoas físicas. O Comef apontou que o crédito às empresas também desacelerou, com destaque para a carteira de micro, pequenas e médias empresas.
No mercado corporativo geral, embora a maior parte das empresas continue demonstrando resiliência, o Banco Central observou uma redução no número de companhias que registraram aumento no lucro líquido, acompanhada por um aumento daquelas com elevação da despesa financeira líquida.
Esse cenário corporativo e familiar indica que o volume de ativos problemáticos e a probabilidade de inadimplência devem continuar altos no curto prazo.
Fonte: CNN Brasil - 02/09/2026
Notícias relacionadas
- 02/09/2026 Eleição 2026: quais são as propostas dos candidatos a presidente?
- 02/09/2026 Nova edição traz análise de ministro do STJ sobre reforma tributária e criminalidade fiscal no Brasil (01/09/2026)
- 02/09/2026 Lavoura e pecuária surpreendem e dão força ao PIB agropecuário no ano
- 02/09/2026 Senado aprova incentivo a data centers com manobra para incluir gás natural
- 02/09/2026 PIB tem 'desaceleração importante' e consumo das famílias liga novo alerta, dizem economistas
- 02/09/2026 MP do fim da taxa das blusinhas: comissão estuda incluir exclusividade de entrega pelos Correios
- 02/09/2026 Campanha alerta passageiros sobre atos de indisciplina em voos e aeroportos
- 02/09/2026 Pix: como é a nova regra de segurança que entra em vigor hoje para ajudar a evitar golpes
- 02/09/2026 PIB do Brasil perde força no 2º tri: os 3 desafios para o próximo presidente na economia
- 02/09/2026 Lula diz que terá que tomar 'decisão mais drástica' sobre bets e convoca reunião nesta semana
Notícias
- 02/09/2026 Comissão aprova MP do fim da "taxa das blusinhas" e texto vai à Câmara
- Possível falha nos cintos de segurança provoca recall da RAM 1500 no Brasil
- Reembolso após pagamento do free flow chega a apenas 0,2% das multas em SP
- BC diz que endividamento das famílias é alto e reforça necessidade de novas medidas
- Portabilidade do consignado CLT: R$ 37 bi já migraram para bancos com juros menores
- PIB tem 'desaceleração importante' e consumo das famílias liga novo alerta, dizem economistas
- Hospital não pode exigir depósito antecipado para internação de emergência
- Safira Energia obtém proteção de 60 dias contra credores para negociar R$ 357,5 milhões
- TJ-DF suspende lei que prevê crédito subsidiado para superendividados
- Anvisa suspende produção em fábrica da Unilever, dona das marcas Omo, Surf, Brilhante e Comfort
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
